A Atos Origin acaba de adquirir a Venture Infotek, operadora indiana de processamento de pagamentos dona de 35% do mercado do país, onde atende seis dos dez maiores bancos e projeta receita de € 30 milhões para 2010.

A compra faz parte da estratégia da empresa para incrementar suas atividades em Serviços Transacionais Hi-Tech (HTTS) e meios de pagamento, com a qual pretende alcançar a liderança deste segmento nos mercados da Europa e Índia.

Atualmente, os sistemas da Atos já são utilizados por bancos da China e países do sudoeste da Ásia como  Cingapura, Vietnã, Tailândia, Malásia, Taiwan e Filipinas. A integração da Venture Infotek aumenta o número de caixas eletrônicos e terminais de atendimento da companhia em toda a região, além de expandir a equipe em cerca de quatro mil funcionários.

Nos últimos três anos, a taxa média de crescimento anual da Venture foi de 25%. Criada em 1991, a organização opera na captação de estabelecimentos, processamento de cartões, programas de fidelidade e de benefícios para o governo por meio de instituições bancárias da Índia e de redes varejistas.

Na Índia, o mercado de pagamento mostra-se em expansão, uma vez que o país possui um dos maiores sistemas bancários do mundo, com 60 mil agências que atendem a cerca de 400 milhões de pessoas. No entanto, as taxas de penetração ainda são baixas para cartões bancários, por exemplo, o que abre as portas para fornecedores de meios de pagamento do gênero.

Outro fator em que a Atos aposta naquele país é o enfoque do governo indiano em reduzir a economia baseada em papel moeda, estabelecendo o uso de cartões.
 
Especializada em serviços de TI, consultoria, integração de sistemas e operações gerenciadas, a Atos fechou o último exercício com faturamento anual de € 5,5 bilhões. A companhia emprega 50 mil colaboradores em todo o mundo.