A TIM, operadora de telefonia móvel, oferece acesso gratuito ao Facebook, por meio do serviço 0.Facebook, até 26 de outubro.

Com o aplicativo, os clientes da operadora podem acessar as contas na rede social em qualquer celular com internet, mesmo sem a tecnologia 3G.

A ferramenta do Facebook foi lançada em julho deste ano e apresenta compatibilidade com 90% dos modelos comercializados pela TIM, que possuem tecnologia Java 2.0.

O aplicativo permite o upload de fotos, feed de notícias, acesso a mensagens, além de busca por amigos a partir da agenda de contatos do celular.

De acordo com a operadora, a iniciativa visa popularizar o acesso à internet pelo celular e possibilitar maior velocidade e facilidade de navegação na rede social, mesmo para aqueles que ainda têm aparelhos menos sofisticados.

Na versão zero do serviço só são exibidos os textos. No lugar de arquivos como fotos, imagens e vídeos, aparecem links que podem ser acessados. Porém, nesses casos é cobrada a tarifa normal de transferência de dados da operadora.

Para efetuar o download, o usuário deverá acessar o Portal TIM do navegador do celular e clicar no banner que indica o novo aplicativo.