Estudo divulgado nessa terça-feira, 29, pela consultoria IDC indica que o mercado de smartphones deve ter um aumento de 49,2% em 2011, com mais de 450 milhões de aparelhos vendidos.
No geral, diz a empresa, os smartphones crescerão quatro vezes mais rápido que os celulares.
Outra pesquisa, do instituto ABI Research, mostra que, apesar do avanço experimentado pelos celulares de última geração, os modelos inteligentes ainda respondem por apenas um quarto do total de telefones móveis existentes no mundo.
O relatório aponta também o predomínio dos aparelhos com Android sobre as outras plataformas dominantes – iPhone, Blackberry e Symbian.
"O Android tem tudo para tomar conta da dianteira do mercado de sistemas operacionais móveis em 2011, depois de ficar sempre na segunda posição em 2010”, comenta Ramon Llamas, pesquisador da ICD.
Para Llamas, ganham os fabricantes que adotaram a plataforma Android em seus aparelhos.
Segundo o documento, a fatia do sistema operacional móvel do Google chegará a 39,5% nesse ano, seguido por Symbian (20,9%), iOS (do iPhone, 15,7%) e Blackberry (14,9%). Até 2015, o Android deverá chegar a 45,4%, diz a IDC.
Em quatro anos, o iOS deve chegar a 15,3% do mercado, enquanto o Blackberry terá 13,7%.
A perspectiva mais sombria ronda a plataforma da Nokia, o Symbian, enfraquecido recentemente pelos anúncios de que a maior fabricante de celulares do planeta irá utilizar o Windows Mobile.
Em 2015, 0,2% dos aparelhos usarão o Symbian, enquanto que a Microsoft terá 20,9% de share.
Hoje, o Windows Mobile e o Windows Phone 7 têm 5,5% de participação.
IDC: vendas de smartphones crescerão 50%
Estudo divulgado nessa terça-feira, 29, pela consultoria IDC indica que o mercado de smartphones deve ter um aumento de 49,2% em 2011, com mais de 450 milhões de aparelhos vendidos.
No geral, diz a empresa, os smartphones crescerão quatro vezes mais rápido que os celulares.
Veja também
Juristas dizem que o Android pode morrer
O Android pode morrer, e a previsão não vem da boca de especialistas no mercado de softwares móveis. A morte anunciada parte da área jurídica.
Experts em de direitos autorais alertam para o potencial colapso do ecossistema do Android. Segundo os analistas, o sistema viola os direitos de distribuição que regem o Kernel (núcleo operacional) do sistema Linux – base do sistema.
Nenhuma ação legal foi iniciada contra a Google no caso do Kernel Linux até o momento.
Smartphone: segurança comprometida
Smartphones são menos de 25% dos celulares
Dados da consultoria ABI Research indicam que, apesar do sucesso que o iPhone e o Android têm demonstrado entre certos grupos de consumidores, os smartphones representam apenas 25% dos celulares vendidos no mundo.
Em 2010, indica a ABI, as vendas de celulares com mais funções que os modelos simples, mas não tantos quanto os smartphones, representaram mais de 75% do mercado de dispositivos móveis.
Para os analistas, a maioria dos consumidores ainda prefere modelos mais baratos.
Stallman: smartphones são sonho de Stálin
Richard Stallman, o pai do movimento software livre, acaba de anunciar seu mais novo inimigo: os smartphones. Em entrevista ao site NetworkWorld, dos Estados Unidos, o guru foi categórico.
“Não tenho e não levarei celulares comigo. O celulares são o sonho de Stalin, são miniaturas a serviço do Big Brother (do romance 1984 de George Orwell). Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”, declarou.
Android navega 50% mais rápido que o iOS
Pesquisa realizada pela Blaze Software indica que o Android, do Google, é 52% mais rápido no carregamento de páginas que o iOS, da Apple.
A velocidade dos navegadores dos sistemas foi testada com os 1 mil sites listados pela Fortune, resultando num total de 45 mil testes, realizados pela empresa de forma independente, sem pedido de um fabricante específico.
Segundo o relatório, o Android levou a melhor em 84% dos testes realizados.
Usuário sem preparo eleva devolução de smarts
Dados da fornecedora de sistemas voltados à experiência do consumidor Amdocs indicam que as altas taxas de devolução de smartphones se dá pelo despreparo dos usuários ao lidar com os celulares inteligentes.
A pesquisa constata que atualmente 25% dos usuários de devolvem seus smartphones, sem apresentarem qualquer tipo de defeito.
Desenvolvedores Android criam sindicato
Um grupo de desenvolvedores Android criou um “sindicato” de programadores para lutar contra as políticas do Google para o Android Market.
Os manifestantes fizeram sete demandas – entre elas o pedido de renegociação dos 32% que o Google leva nas aplicações vendidas pela loja –, alegando que os seus integrantes vão migrar para outras plataformas caso os pedidos não sejam atendidos.
Perder smartphone é pior que malware na rede
Roubo ou perda de smartphones e outros dispositivos móveis dos funcionários pode ser tão grave quanto um malware na rede corporativa.
A informação consta em pesquisa da IBM que entrevistou 289 profissionais de TI em posições de liderança.
Android cresce 10x, mas perde para Symbian
As vendas de smartphones com o sistema Android cresceram cerca de dez vezes em um ano, indo de 6,8 milhões de unidades em 2009 para 67 milhões em 2010.
O dado é do Gartner e, conforme avaliação da consultoria, corresponde a 22,7% dos 296,6 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo no ano passado.