A EMC acaba de inaugurar um Centro de Excelência (COE) em Durham, Carolina do Norte, para abrigar um data center em nuvem, com certificação Tier 3.

A estrutura de 42 mil metros quadrados vai hospedar cerca de 350 aplicativos e seis petabytes de dados, expandindo a capacidade de nuvem privada da EMC para mais de 50 mil usuários em 400 escritórios espalhados por mais de 80 países.

Além de hospedar aplicativos em uma infraestrutura virtual em camadas compartilhada, o novo data center irá operar sobre uma única versão da plataforma de infraestrutura de nuvem e virtualização VMware vSphere.

Tudo dentro de uma arquitetura de hospedagem corporativa X86 executando sobre plataformas de infraestrutura Vblock da VCE.

No novo data center, a companhia vai trabalhar a oferta de produtos de infraestrutura de informação, incluindo sistemas de armazenamento EMC Symmetrix VMAX, plataformas Vplex e  VNX, soluções de backup e recuperação Avamar e Data Domain, EMC Greenplum para data warehousing e análise de big data, entre outras.

As novas instalações se somam aos demais centros mantidos pela companhia na Índia, China, Egito, Israel, Irlanda e Rússia.

Os COEs prestam serviços para as unidades de negócio da EMC como engenharia e pesquisa e desenvolvimento, serviços ao cliente final, de tradução, suporte técnico e de TI, além de briefings executivos.