Dados do Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam), indicam que os serviços de valor adicionado em 2010 chegaram a R$ 10 bilhões de receita entre as operadoras de telefonia celular no Brasil.

No quarto trimestre do ano passado, indica o Mavam, foram R$ 3,09 bilhões de receita estimada.

Os serviços de valor adicionado incluem as mensagens SMS e MMS, uso da internet banda larga móvel, entretenimento móvel, mobile banking, ringtones, redes sociais e messaging pelo celular.

O estudo traz informações sobre as tendências do mercado móvel, com foco especial em mobile advertisement.

A pesquisa identificou, por exemplo, que 89% dos usuários entrevistados declararam ter recebido mensagens com algum tipo de propaganda, dos quais 53,6% leram atentamente as mensagens. As próprias operadoras, aponta o relatório, respondem pela maioria das mensagens enviadas.

SMS é o favorito dos brasileiros
No Brasil, o SMS é o serviço de valor adicionado mais utilizado em quantidade, com 88% dos entrevistados informando ter usado o serviço no período.

A pesquisa identificou que o brasileiro envia entre 20 a 25 mensagens por mês.

Contudo, há ainda uma forte resistência ao uso de SMS no país por simples desinteresse, uma vez que o usuário prefere fazer chamada de voz. A questão do preço é apontada como o segundo motivo de restrição ao uso.

A internet móvel foi usada por 32% dos entrevistados. O fator preço percebido é ainda o maior impedimento à ampliação de uso do serviço.