A Qualcomm e a Telcare Incorporated anunciam a integração do módulo Internet of Everything (IEM), da Qualcomm, ao medidor de glicose Telcare 3GM.

O medidor ainda está em fase de desenvolvimento, mas quando chegar ao mercado permitirá, por meio do módulo da Qualcomm, transferir as leituras de glicose do sangue de pacientes a outros interessados, como médicos e familiares, via web, a cada teste realizado.

“Um a cada dez adultos norte-americanos  tem diabetes. Os especialistas estimam que o índice  da doença pode triplicar nos próximos 40 anos”, afirma Jonathan Javitt, CEO da Telcare.

Segundo ele, usando a tecnologia IEM da Qualcomm a nova ferramenta permitirá “envolvimento em tempo real” dos profissionais da saúde com o paciente, o que será benéfico, por exemplo, em caso de pacientes infantis ou idosos, que necessitam de maior controle sobre seu estado de saúde.

“Isso pode evitar visitas ao pronto-socorro”, garante o CEO.

A tecnologia também reduz custos para o paciente, segundo Javitt, já que minimiza a necessidade de consultas exclusivas para monitoramento dos níveis de glicose.

Além de poder conferir os níveis de glicose no sangue dos pacientes a cada medição, os médicos também poderão, com o sistema conectado a banda larga móvel 3G, responder a possíveis alterações nos níveis da substância, com indicações sobre procedimentos a serem adotados.

“Esse feedback contínuo pode fornecer às pessoas com diabetes um estilo de vida mais flexível, além de proporcionar mais controle e gerenciamento da doença”, destaca Don Jones, vice-presidente de desenvolvimento comercial para saúde sem fio da Qualcomm.

A Telcare planeja iniciar testes clínicos com a nova solução nos EUA ainda este ano, porém ainda não há previsão de chegada do Telcare 3GM ao mercado brasileiro.