Tamanho da fonte: -A+A

Estimativa da consultoria IHS indica que a Microsoft vai passar a Apple em share de smartphones no mundo até 2015 como Windows Phone.

O dado indica 17% de participação de mercado para a Microsoft, atrás apenas do Android.

Hoje, segundo dados do Gartner, o ranking tem Android (52,5%), Symbian (16,9%), iOS (15%), RIM (11%), Bada (2,25) e Microsoft (1,5%) na última colocação.

A previsão é improvável. Mas, segundo a IHS, a parceria da empresa com a Nokia será uma chave para o sucesso das duas empresas nos próximos anos e que os fabricantes de aparelhos Android, além da Apple, precisam ficar de olhos abertos.


Entre os fabricantes de aparelhos, a Nokia se encontra atualmente em terceiro lugar no ranking global de smartphones, atrás da Samsung e da Apple.

Os novos aparelhos Lumia – especialmente o Lumia 900 – deverão ajuadar no ressurgimento do interesse pela companhia finlandesa, além de também impulsionar a plataforma Windows Phone, prevê a IHS.

Em 2015, projeta a consultoria, o Windows Phone terá 16,7% do mercado.

O Android continuará o líder do mercado de sistemas móveis ao aumentar sua fatia de 47,4% no ano passado para 58,1% em 2015. Já a participação do iOS vai cair gradualmente de 18% para 16,6% daqui a três anos, deixando, assim, o segundo lugar para o Windows Phone.