Foto: Divulgação, Meanest Indian/Flickr

Tamanho da fonte: -A+A

O primeiro smartphone da Intel chega ao mercado na próxima segunda-feira, 23.

Chamado de XOLO X900, o modelo será lançado apenas na índia, através da varejista Croma, a maior do segmento no país. A parceira da fabricante de semicondutores é a Lava International.

A notícia surpreende na parceria e no país.
 
No mercado, a expectativa era de um smartphone pela Lenovo, que seria vendido na China – o maior mercado de celulares do mundo, segundo dados do IDC, com 20,7% de participação prevista para esse ano, à frente dos Estados Unidos (20,6%).
 
“A China vai manter o crescimento ao longo de 2012”, disse Wong Teck Zhung, analista do IDC, na época da divulgação do relatório, no mês passado.
 
Conforme o mesmo documento, a Índia chegará até dezembro com 2,9% de participação, saindo de 2,2% no ano passado, e também tendo boas previsões.
 
“O crescimento será galopante, à medida que os usuários aprimoram seu gosto por smartphones”, declarou G. Rajeev, da IDC Índia.
 
No mundo, o mercado indiano é o sétimo maior.
 
O smartphone da Intel usa o Atom Z2460 1.6 GHz, suporta HSPA+ e 3G e roda o sistema operacional Android Gingerbread, sendo atualizado para a versão mais recente automaticamente.
 
Segundo a Intel, o aparelho tem bateria com cinco horas de duração com o uso do 3G, 45 horas de áudio e oito horas de conversação.
 
Não foi divulgado o preço do aparelho.