Tamanho da fonte: -A+A

O lançamento da RIM para concorrer com o iPhone ajudou a empresa a elevar o lucro trimestral de setembro a novembro deste ano.

Segundo a agência Reuters, o lucro líquido da RIM avançou 45% no período, beneficiado por maior crescimento fora da América do Norte, onde o smartphone Torch foi distribuído para mais de 75 operadoras no trimestre passado.

Uma promoção da AT&T, que oferece o produto por metade do preço desde o início de novembro, também impulsionou as vendas.

A companhia afirmou esperar lucro de entre US$ 1,74 e US$ 1,80 por ação no trimestre de dezembro a fevereiro, acima da previsão do mercado. A empresa estima receita de US$ 5,5 bilhões a US$ 5,7 bilhões para o período.

No trimestre encerrado em 30 de novembro, a RIM teve lucro líquido de US$ 911,1 milhões, ou US$ 1,74 dólar, com receita de US$ 5,49 bilhões.

O resultado superou a estimativa de analistas, que era de lucro de US$ 1,65 por ação e receita de US$ 5,4 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A companhia entregou 14,2 milhão de aparelhos BlackBerry no trimestre passado, volume que ultrapassou as estimativas de analistas e também os mais recentes números apresentados pela Apple para o iPhone.