Tamanho da fonte: -A+A

A canadense RIM irá oferecer aplicativos gratuitamente, avaliados em mais de US$ 100, para apaziguar clientes do BlackBerry frustrados pela interrupção do serviço na semana passada.

O apagão durou dias e afetou milhões de pessoas.

A RIM informou que a lista de aplicativos estará disponível para download no BlackBerry App World por quatro semanas, a partir de 19 de outubro.

Os clientes corporativos também receberão um mês de suporte técnico gratuito como um pedido de desculpas pela interrupção.

A oferta, para compensar uma falha no sistema que deixou milhares de usuários do Blackberry nos cinco continentes sem e-mail, mensagens instantâneas e navegação, poderá custar caro para a RIM, que terá de avaliar quantos clientes irão ver a decisão como uma resposta aceitável.

Analistas disseram que a companhia enfrenta um problema mais amplo de danos à sua reputação e perda de clientes corporativos que já não acham que podem contar com o dispositivo.

“Nós trabalhamos duro para ganhar a confiança (dos clientes) nos últimos 12 anos e estamos empenhados em oferecer o alto padrão de confiabilidade que eles esperam”, disse o vice-presidente executivo da RIM, Mike Lazaridis, em comunicado.