As empresas de telefonia lideram o ranking gaúcho de reclamações no Procon.

Segundo dados divulgados pela entidade nessa quarta-feira, 16, a maioria das reclamações a maioria é relacionada aos serviços de telemarketing. Global Village Telecom (GVT), Brasil Telecom e Claro  são algumas das empresas da lista.

Logo depois da área de telefonia aparecem empresas dos produtos. Os dados foram fornecidos pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

O ranking, conforme o Diretor do Procon Estadual, Cristiano Aquino, é referente somente às reclamações que se transformaram em processos administrativos.

Na opinião do titular da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, é necessário ampliar o atendimento e realizar campanhas educativas e de divulgação dos direitos dos consumidores.

Pereira destaca, ainda, que a meta da secretaria é implantar unidades móveis do Procon como mais uma ferramenta para os consumidores exercerem seus direitos.

O ranking de reclamações em 2010 teve Global Village Telecom, com 12,5%  das reclamações, seguida por Brasil Telecom (6,52%), LG Electronics (4,72%), Samsung Eletrônica (3,37%), Claro (3,26%), Horizonte Sul Comunicações (2,47%), Positivo Informática (2,36%), Rio Grande Emergências Médicas (2,36%), Editora Globo (1,69%), Folha da Manhã (1,57%) e Sky (1,57%).