A T-Systems, empresa de TI do grupo Deutsche Telekom, iniciou sua atuação como provedora web no Brasil. A oferta, voltada ao mercado corporativo, tem foco na cloud computing, uma das áreas em que a empresa mais tem investido ultimamente.

A ideia é oferecer uma solução integrada de infraestrutura e conexão, competindo com empresas como Oi e Telefônica. Para isso, a organização alemã já implementou um backbone, que permitirá oferecer conexões para corporações, redes virtuais (Virtual Private Network) e infraestrurura para processamento na nuvem.


Atualmente, a T-Systems já atua como provedora web na Europa. No Brasil, conforme o diretor de Telecomunicações da subsidiária, Álvaro Lobo, o serviço completa o portfólio de soluções de data center da companhia, tendo como foco inicial a atual carteira de clientes, que soma em torno de 1,5 mil nomes de médio e grande porte.

Um destes clientes é a Mercedes-Benz do Brasil, com a qual a T-Systems firmou um contrato de três anos para provimento de acesso à Internet. O negócio, aliás, foi uma das alavancas para o lançamento do serviço no país.

Presente no Brasil desde 2001, o braço de TI do grupo Deutsche Telekom mantém operação em mais de 20 países, atendendo a clientes de setores como manufatura, finanças serviços, saúde, varejo e telecomunicações.

A oferta compreende serviços de infraestrutura, outsourcing de data center e desktop, serviços globais de voz, dados e IP, integração de sistemas (SAP), entre outros. O faturamento de 2009 fechou em € 8,8 bilhões globalmente.