A Cisco lança a Cisco Move (Monetization, Optimization, linha de novas soluções para provedores de serviços de vídeo e tráfego de dados móveis.

A série compreende o Cisco Mobile Videoscape, Cisco Service Provider Wi-Fi e Cisco Adaptive Intelligent Routing (AIR) e, com ela, as operadoras móveis podem reduzir custos associados de rede de acesso por rádio (RAN) em até 27%, de acordo com avaliação da ACG Research.

Com as novas ferramentas, os provedores podem otimizar suas redes e, ao mesmo tempo, oferecer serviços móveis personalizados por meio de redes com e sem fio, segundo Ash Dahod, vice-presidente sênior e gerente geral, Mobile Internet Technology Group da Cisco

“As soluções expandem a rede móvel - do cliente para a rede e para a nuvem – e foram desenvolvidas para atender ao volume cada vez maior de tráfego de dados móveis, especialmente de vídeo”, explica o executivo.

Para dar uma ideia de demanda, Dahod cita o relatório Cisco Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast for 2010 to 2015, que aponta que dois terços do tráfego mundial de dados móveis serão de vídeo dentro de quatro anos.

Ou seja: a transferência deste tipo de dado em estruturas móveis irá crescer mais do que 100% ao ano entre 2010 e 2015.

Na oferta Cisco Mobile Videoscape, a companhia fornece às operadoras móveis soluções de visualização de vídeo móvel, que podem ser repassadas aos clientes por meio das plataformas Cisco ASR 5000 e Cisco Unified Computing System.

Estas plataformas conectam a rede móvel à rede maior de distribuição de vídeo habilitada pelos recursos da Cisco Content Delivery Network do próprio Cisco Videoscape.

A solução também utiliza os recursos do novo Cisco Videoscape Media Suite para oferecer gerenciamento de conteúdo em várias telas.

Já o Cisco Service Provider Wi-Fi permite aos provedores de serviços utilizar a tecnologia Wi-Fi para descarregamento de dados móveis.

Com tecnologia Cisco Next Generation Hotspot, a solução oferece uma plataforma com autenticação padronizada, contínua e que possibilita roaming, além de contar com o novo Cisco Aironet 1550 Series Outdoor Wireless Access Point, com tecnologia Cisco CleanAir.

Com esta novidade, as operadoras podem oferecer aos usuários cobertura de alta segurança em áreas específicas, tais como ambientes externos para prática de esportes e corredores de transporte, enquanto fazem o descarregamento de tráfego pesado de dados móveis, garante a fabricante.

Por último, o Cisco Adaptive Intelligent Routing (AIR) promete reduzir o custo do tráfego de dados móveis através do oferecimento de inteligência de serviços em toda a rede.

Estendendo-se pelas plataformas Cisco ASR 1000, Cisco ASR 5000 e Cisco ASR 9000, o Cisco AIR distribui e compartilha inteligência de redes e de clientes para interagir e comunicar sobre tipos específicos de tráfego e otimizar o encaminhamento e tratamento do tráfego.