A Telium Networks, especializada em soluções de infraestrutura com foco em Telecom, data center e serviços de TI, vai oferecer a partir de janeiro também ferramentas de e-mail corporativo e telefonia móvel.

A novidade resulta de uma parceria com a Viewit, especializada em soluções de e-mail, colaboração e mobilidade para o mercado corporativo.

“Essa parceria agrega eficiência principalmente às plataformas Microsoft Exchange e de telefonia móvel, como Blackberry, e ainda possibilita hospedar contas de e-mail Exchange e Pop-Imap dentro de um mesmo domínio”, explica o diretor executivo da Telium, Daniel Sachet.

A nova plataforma também oferece um catálogo de endereços globais compartilhados que permite acesso das informações entre os usuários, além do Microsoft SharePoint integrado, para compartilhar documentos, criar fluxos de trabalho, listas de avisos, bibliotecas de imagens e vídeos.

Conforme Sachet, a solução gera um ambiente híbrido, com dois níveis de contas, Exchange e Pop-Imap, em apenas um domínio, o que reduz custos para o cliente.

A Viewit, em parceria com a Microsoft e Blackberry, já atende a clientes como Bombril, Sadia e OAB, entre outros, que agora passam a ser atendidos pela Telium.

Além disso, a partir de janeiro de 2012, os clientes da Viewit contarão também com as demais soluções do portfólio da Telium.

“Com a operação dos novos serviços, esperamos uma adesão imediata de 15% da base atual de clientes de e-mail”, explica Sachet.

Fundada em 2004, a Telium conta com uma rede exclusiva de fibra ótica submarina que se estende por 13 cidades brasileiras e interliga outros países da América, Latina além dos EUA.

Com sede em São Paulo, a empresa dispõe de data centers e escritórios no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Santos e Miami, além de operações em outros países da América Latina.

Compra reforça oferta de data center

Em setembro deste ano, a Telium comprou a Datadrome, gaúcha especializada em data center.

A aquisição incorporou à companhia uma carteira de 260 clientes, a maior parte deles (cerca de 75%) no Rio Grande do Sul.

Os serviços de IDC corporativo representam 70% da clientela da Datadrome, que deve fechar 2011 com um faturamento na casa dos R$ 2,5 milhões. O restante é divido entre hosting compartilhado e serviços de e-mail marketing.

A Telium espera fechar o ano com um faturamento – excluindo a compra da Datadrome - de R$ 22 milhões uma alta de cerca de 5% frente ao obtido em 2010. A carteira de clientes, que inclui também serviços de telecomunicações, chega a 5,5 mil nomes.