A Seal telecom instalou um sistema de segurança com 240 câmeras de vigilância, monitores e servidores de armazenamento na Unicamp, em Campinas.

Para garantir ampla disponibilidade e evitar interrupção na cobertura das câmeras, uma estrutura exclusiva de rede por fibra ótica foi criada.

O sistema é composto de 226 câmeras fixas e outras 14 câmeras móveis, tipo PTZ com dome. Os dispositivos móveis, instalados em locais estratégicos, realizam giro horizontal e vertical com zoom óptico.

Com objetivo de ampliar a abrangência dos equipamentos, o campus foi dividido em 24 módulos denominados TCs (Telecomunication Closets), local em que são gravadas as informações enviadas por grupos de câmeras.

Estes módulos estão interligados por 155 km de rede de fibra ótica, e as câmeras estão conectadas a 22 equipamentos do tipo DVR (Digital Vídeo Record), com as gravações armazenadas em HDs de 2TB cada.

A partir dos DVRs, as imagens são transmitidas para uma central de monitoramento, onde estão instalados 16 monitores de vídeo e quatro telões, que suportam de 16 a 24 imagens por tela.

Para manter o nível de segurança, o monitoramente é realizado 24 horas por dia e atua de maneira integrada aos postos de vigilância distribuídos pelo campus.