A empresa paulista Telium Networks anuncia nesta terça-feira, 06, a ampliação de seu backbone para 10 Gigabits.

As operações serão iniciadas em São Paulo, para depois seguir para outras cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Santos e Miami, onde a Telium também está presente.

O projeto de expansão está sendo elaborado e deve ser entregue em até 30 dias, finalizando a primeira fase de projetos de ampliação previstos para o primeiro semestre de 2010.

A expansão será realizada em parceria com o PTT-Metro, responsável por criar a infraestrutura para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet brasileira.

Com a parceria, o PTT-Metro terá um ponto de interconexão dentro do data center da Telium em São Paulo, que permitirá a conexão de outras operadoras e clientes das duas empresas.

“A presença de um ponto de interconexão dentro do data center da Telium é um grande incentivo para ampliar a rede com novos parceiros, já que a Telium possui diversos pontos em todo o Brasil”, afirma o Gerente de Infraestrutura do PTT-Metro , Roberto Santis.
 
 “Iremos fornecer soluções para clientes de outros data centers pertencentes ao PTT-Metro”, antecipa o gerente de Produtos da Telium, Fabio Ferragi.

Outra estratégia da empresa é incentivar novas adesões por meio dos pontos de conexão.