Tamanho da fonte: -A+A

Pela primeira vez, o iPhone superou o BlackBerry no mercado de smartphones. 

O sistema operacional iOS, presente nos aparelhos da Apple, é o mais utilizado entre os smartphones em operação nos Estados Unidos e ultrapassou o BlackBerry OS, segundo informações do site do G1.

Conforme dados do mês de outubro da consultoria Nielsen, 29,7% dos usuários de telefonia celular nos EUA já utilizam celulares inteligentes, com funções de computador.

Destes usuários, 27,9% utilizam alguma versão do iPhone, único celular dotado de iOS. Em segundo lugar está o BlackBerry OS, da canadense Research in Motion. 

Baseado em código aberto, o sistema Android, do Google, já aparece com 22,7%, com forte crescimento no ano. O Windows Mobile, da Microsoft, tem 14%, número que pode crescer nos próximos meses, com o lançamento recente da versão WP7.

Para os que ainda utilizam telefones celulares comuns, responsáveis por 70,3% das linhas em operação nos EUA, os sistemas de smartphones considerados mais atraentes são o Google Android, para 28%, e o iOS (iPhone), com 25%. 

Já entre os atuais usuários de smartphones, a força do iPhone é maior: 35% pretendem comprar um telefone com iOS nos próximos meses, contra 28% de intenção de compra de aparelhos com Android.

Ainda de acordo com os dados da Nielsen, o iPhone é o sistema preferido das mulheres: 30,9% pretendem comprar um aparelho com iOS no futuro, contra 22,8% de intenção de compra de telefones com Android. Entre os homens, a liderança fica com o sistema do Google, apontado como próxima aquisição de 32,6% dos pesquisados.