Tamanho da fonte: -A+A

A RIM lança dois novos modelos de smartphones BlackBerry Bold, o 9900 e o 9930.

Os aparelhos foram desenvolvidos numa nova plataforma de alto desempenho baseada no sistema operacional BlackBerry 7.

Ambos os modelos possuem acabamento com estrutura de aço inox escovado e uma tela de fibra de carbono de alto brilho, e são os smartphones mais finos entre os BlackBerry, medindo apenas 10,5 mm.

Os novos smartphones BlackBerry Bold foram feitos sobre uma nova plataforma de alto desempenho com um processador de 1,2 Ghz , tela sensível ao toque Liquid Graphics e suporte às redes sem fio de alta velocidade 4G/HSPA+.

A tela sensível ao toque tem desempenho de até 60 quadros por segundo e ação/resposta instantânea da UI, o Liquid Graphis cria uma experiência visualmente rica e completa que responde a gestos.

A nova plataforma também suporta redes 4G; o BlackBerry Bold 9900 suporta conectividade HSPA+ e o BlackBerry Bold 9930 tem suporte a redes CDMA EV-DO e HSPA+, quando em roaming global em redes GSM/UMTS.

Os smartphones incluem suporte integrado para NFC (Near Field Communications), uma nova tecnologia que permite, por exemplo, ler informações, como um link, diretamente de tags inteligentes tocando uma etiqueta NFC com o aparelho.

Dados da comScore para o mês de fevereiro, divulgados em abril, indicam que a RIM tem perdido mercado entre os compradores de smartphones.

Entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, a variação negativa foi de 0,2 ponto percentual entre os fabricantes de hardware, e de 4,6% pontos percentuais, também negativos, entre os desenvolvedores de plataformas móveis.

Na contramão da queda, Google e Apple ganharam mercado.