Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul

O Brasil sediará o lançamento mundial da plataforma de pagamentos móveis da MasterCard.

A primeira cidade a usar o sistema será São José dos Campos, em um projeto com participação inicial de mais de 1 mil estabelecimentos, que atenderão a cerca de 30 mil consumidores.

Itaú, Redecard e Vivo são as primeiras empresas do mundo a adotar a plataforma. O serviço permite que o usuário realize compras em redes varejistas ou de recarga para celular pré-pago diretamente do telefone móvel.

"Isso só é possível porque o número do cartão de crédito ou de débito está dentro do Sim Card, o chip do celular", explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Na primeira fase, o projeto contempla  os portadores de cartões MasterCard (débito ou crédito) do banco Itaú e clientes da Vivo. Conforme Caldart, todos os celulares são compatíveis com o serviço - dos mais simples aos smartphones.

Para aderir à nova modalidade de pagamento, os usuários deverão trocar o sim card de seus aparelhos em postos da Vivo.

Como promoção de lançamento do serviço, a operadora oferece para quem for seu cliente e também do Itaú dois fins de semana para falar gratuitamente com outros números Vivo em ligações locais.

De acordo com o presidente da MasterCard Brasil, a Redecard vai cadastrar ao longo dos próximos dois meses os pontos comerciais escolhidos para a primeira etapa do lançamento.

O foco serão pontos em que o meio eletrônico de pagamento ainda não é ou é pouco utilizado, como táxis, feiras livres, chaveiros, médicos e dentistas, venda porta-a-porta, delivery e bancas de jornal, entre outros.

“Com o MasterCard Mobile, o cliente poderá realizar pagamentos a estabelecimentos de maneira não presencial, como por exemplo, pedir uma pizza em casa e pagar pelo celular”, ressalta Caldart.

Por que São José?
Segundo o executivo, São José dos Campos foi escolhida por "reunir as principais condições para o projeto".

Com 615,8 mil habitantes, segundo dados do IBGE, a cidade paulista do Vale do Paraíba conta com um centro universitário, o que reúne uma população jovem abundante que interessa à Mastercard por ser "aberta ao uso de novas tecnologias".

Além disso, o município detém o 21º maior PIB do Brasil e oitavo maior do estado de S.Paulo, com PIB per capita de R$ 30,2 mil, também segundo o IBGE.

Mercadão
A penetração do celular é superior ao número de contas bancárias no Brasil.

Segundo a Anatel, a telefonia móvel ultrapassou, em outubro, a marca de um celular por habitante, e o Brasil chega a 194.439.250 de acessos do Serviço Móvel Pessoal.

Já de acordo com dados do Banco Central, o número de contas correntes simplificadas no país em junho de 2010 chegou a quase 10 milhões.