Uma versão do pacote Office da Microsoft deve ser lançada para o iPad no próximo ano.

A expectativa, revela o jornal The Daily, é de que o aplicativo custe até US$ 10 – preço estabelecido pela Apple para os programas com funções semelhantes ao Office.

O jornal afirma que, além de uma edição para iPad, haverá versão do Office compatível com o OS X Lion, novo sistema operacional para computadores Mac.

Lançado em 1989, o Office é uma das maiores arrecadações da Microsoft, sendo superado apenas pelo Windows, relata o jornal.

A Microsoft não costuma divulgar números de vendas do pacote.

Uma estimativa, feita em 2002, já apontou fatia de mercado de 90% entre os programas de produtividade – como os softwares são chamados por vezes – para o pacote Office.

Microsoft nos tablets
Alvo de rumores de lançamento de um tablet ao longo do ano, a Microsoft praticamente não atua nesse mercado, frente às participações do iOS (Apple) e Android (Google).

Com a versão beta do Windows 8, no entanto, uma versão de tablet Samsung surgiu, rodando a nova interface touchscreen, apelidada de metro pela desenvolvedora.

Lançar uma solução já bem-sucedida para o tablet da concorrência se justifica.

Segundo previsão do instituto Gartner, em 2012, ano em que o Windows 8 deve ser lançado, o iOS deve ter 63,5% do mercado de tablets, seguido pelo Android, com 24,4%. O Windows não aparece na lista da consultoria.

Numa situação similar, a RIM, que perde mercado a cada trimestre, também anunciou nessa semana a disponibilidade de sua solução de segurança para dispositivos móveis compatível com iOS e Android.

Não há previsão, no entanto, de um lançamento do Office para a plataforma móvel do Google.