Tamanho da fonte: -A+A

A Globalweb Data Services, joint-venture entre o Grupo TBA e o Grupo Benner, planeja liderar a oferta de computação em nuvem no país a partir de 2012.

Para tanto, aposta em parcerias com ISVs (Independent Software Vendor), e para captá-los lança um portal no qual os desenvolvedores de software poderão cadastrar aplicativos integráveis a soluções da companhia e vendê-los em nuvem, com cobrança de serviços on demand.

Na fase inicial do projeto de captação de parceiros, a meta é selecionar soluções em verticais como saúde, turismo, agronegócio, varejo, transporte, educação e construção civil.

Ferramentas horizontais, como CRM, ERP e de e-learning, também serão triadas.

“A ação inaugura a segunda fase de nosso processo de construção de um market place de soluções e serviços de cloud computing”, afirma Severino Benner, CEO e presidente da Globalweb.

Segundo ele, a iniciativa precede o lançamento de um portal de serviços auto-provisionados na nuvem, previsto para entrar no ar em fevereiro de 2012.

No portal, além de expor seus produtos, empresas e desenvolvedores terão apoio tecnológico, de marketing e vendas, garante o executivo.

Como funciona
No novo portal, lincado ao final da matéria, os desenvolvedores de software cadastram suas soluções e passam por um processo de seleção, realizado pela equipe da Globalweb.

Serão avaliados critérios técnicos e comerciais, como funcionalidade, potencial de mercado e adequação ao modelo de cloud computing além de certificação do produto.

Ao todo, são dez quesitos analisados.

“Para os parceiros selecionados, na sequencia identificaremos e sugeriremos as alterações de código-fonte e funcionalidades para que o aplicativo execute sob o modelo de cobrança e repasse (Billing e Co-billing) de soluções em cloud”, explica o CEO.

Além disso, a companhia vai ajudar no suporte de primeiro nível ao cliente que contratar a solução.

“Teremos uma política de remuneração compartilhada bastante agressiva", promete Benner.

2012 é o ano!
Para o presidente, o ano que vem será o da popularização das aplicações de cloud computing.

“Será o ano em que os projetos vão trazer resultados práticos. Grande parte das empresas já compreendeu o conceito e os benefícios, seja para quem oferta ou quem compra, mas necessitam de apoio tecnológico e canal de vendas para disponibilizar o produto”, afirma ele. “É a hora de acelerar dentro desse mercado”, destaca.

Com o modelo de parcerias, Benner acredita que será possível disponibilizar infraestrutura, aplicativos e serviços de TI com “o menor custo que a nuvem permite”.

Reunião de potências
A Globalweb é focada em cloud computing, serviços de outsourcing e aplicativos de gestão de negócios.

A joint venture tem mais de 1,5 mil colaboradores, dos quais 750 são profissionais certificados.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e nos Estados Unidos, a corporação também tem unidades operacionais em Brasília, Blumenau, Joinville, Curitiba e Maringá, além de 115 revendas em todo o país.