A YKP, integradora de sistemas com foco em gestão empresarial, fiscal, BI e soluções web, acaba de fechar uma parceria com a FiscoSoft Sistemas, especializada em tecnologia para tratamento de informação tributária.

A aliança resulta na oferta do Systax, solução de inteligência fiscal que permite a validação de ações tributárias em nível federal e estadual, oferecendo mais de 620 mil regras pré-implantadas pelo sistema e atualizadas diariamente.

A atualização das regras se aplica a exigências referentes ao ICMS, PIS, COFINS e IPI.

Pelo acordo, a YKP vai atuar, inicialmente, na validação da NF-e e alimentação do ERP das empresas usuárias do Systax, podendo evoluir para outros módulos e serviços de acordo com a demanda.

O Systax é compatível com todos os sistemas de emissão da NF-e do mercado.

A solução faz a validação da NF-e após verificar se os documentos emitidos ou recebidos estão corretos quanto à situação tributária, base de cálculo e exatidão da alíquota aplicada na apuração dos tributos.

O sistema, que considera as características dos produtos e operações de cada empresa, atualiza de forma automática o ERP, garantindo a manutenção de alíquotas e regras tributárias corretas.

A ferramenta também considera as características dos produtos e operações da empresa emitente, e a alimentação do ERP permite a interação com sistemas fiscais por meio de web services.

“O Systax inaugura uma nova era, em que as informações passam diretamente de sistema para sistema”, define Maurício Toffoli, gerente geral de vendas da YKP.

Já Paschoal Naddeo, diretor presidente da FiscoSoft, ressalta que a solução realiza uma auditoria tributária, agregando os serviços de gestão empresarial da YKP, que permitem avaliar se as regras tributárias estão sendo devidamente aplicadas antes ou após a emissão da NF-e.

A FiscoSoft tem 20 mil clientes ativos e 500 mil usuários que recebem semanalmente boletins informativos sobre o ambiente fiscal e tributário.

“No Brasil, cada esfera governamental tem suas próprias regras e as empresas acabam se confundindo; em muitos casos, pagando impostos indevidos”, destaca Fábio Rodrigues, diretor da FiscoSoft.

De acordo com o executivo, pesquisas realizadas pela própria companhia apontam que quase 100% das mais de 400 empresas consultadas apresentaram erros em suas ações tributárias recentemente.

Hoje, dos 180 colaboradores do Grupo FiscoSoft, 50 são focados na solução e envolvidos na parceria com a YKP.

Com mais de 350 colaboradores, a YKP possui escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Campinas, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

A companhia é Oracle Platinum Partner e suas ofertas incluem, ainda, serviços de fábrica de software, com terceirização de desenvolvimento e manutenção de sistemas, tropicalização e customização de aplicativos, desenvolvimento de soluções móveis e para internet.

A carteira de atendidos soma mais de 300 clientes, incluindo nomes como Honda, Toyota, BMW, AGCO, Claro e TAM, entre outros.

Já a FiscoSoft atua no desenvolvimento de produtos e serviços para atendimento de rotinas fiscais.

A empresa, que tem apresentado taxas anuais de crescimento em torno de 30%, tem mais de 180 colaboradores, entre eles advogados e contadores, que atendem a cerca de 20 mil clientes.

A lista de atendidos abrange desde grandes corporações até empresas de consultoria e escritórios de advocacia e contabilidade.