Luiz Agnelo Franciosi

Luiz Agnelo Franciosi, profissional que ficou conhecido no mercado gaúcho como CIO da Renner, onde atuou por 26 anos, tem uma nova empreitada profissional. O novo negócio envolve tecnologia e varejo, assuntos dos quais é conhecedor.

O executivo é agora dono da Retail Solution, empresa que representa a ITIM no país desde o ano passado. A multinacional inglesa é dona de um portfólio de softwares de nicho que incluem ERP para varejistas, soluções para ponto de venda, otimização de processos de negócios e gestão de contratos, negociações, encartes e catálogos.

O primeiro cliente conquistado pela Retail Solution no país foi a rede de supermercados catarinense Angeloni, que adotou o Profimetrics, um software para gestão de preços.

“Conheci o Profimetrics na Renner em 2006, quando implantamos a solução de gestão de preços e promoções com grandes benefícios para a empresa”, explica Agnelo.

Renner e Angeloni são as duas primeiras clientes da ITIM no país, mas há margem para o crescimento, se tivermos em conta a penetração da empresa no exterior, onde atende a 100 grandes e médios varejistas no Reino Unido, Espanha, Austrália.

A lista inclui nomes conhecidos como a inglesa Sainsbury’s. A empresa tem 150 empregados e faturou 10 milhões de libras – aproximadamente R$ 26,5 milhões – em 2009.

Além disso, o segmento está aquecido no Brasil: previsões apontam que os investimentos dos principais players do ramo devem chegar a R$ 15 bilhões nos próximos quatro anos.

“O target são varejistas de média ou grande dimensão, de qualquer tipo de formato. Moda e alimentação são os segmentos naturais”, adianta Agnelo, que prefere não abrir as metas da companhia.