Marisa investe em SAP RE para gestão de imóveis alugados e próprios

Redução de 100% das multas por atrasos ou pagamentos indevidos de aluguéis e contas de água, luz, telefone, IPTU, além da estabilização de processos envolvendo mais de 300 contratos e 50% de ganho de tempo para os funcionários.

Estes foram alguns dos ganhos registrados pela Lojas Marisa após a adoção do SAP Real Estate (RE), solução de gerenciamento e centralização para dados relativos a propriedades e imóveis.

Com a ferramenta, implementada pela Essence e integrada ao ERP SAP, já utilizado pela rede varejista, todos os imóveis – alugados e próprios – usados pela empresa passaram a ser geridos automaticamente, o que envolve o tratamento de despesas fixas e variáveis, datas de vencimento e renovação de contratos, entre outras tarefas.

Dessa automatização veio o ganho de tempo dos colaboradores do departamento de Órgãos Públicos e Patrimônios da Marisa, que puderam passar a se dedicar somente a atividades diretamente relacionadas ao negócio, segundo Mendel Szlejf, diretor de TI da rede de lojas.

Conforme o executivo, a solução dispensou os diversos sistemas e planilhas do Excel antes usados para gestão dos dados dos imóveis. Com a nova plataforma unificada, foi possível, por exemplo, exibir um portfólio detalhado de todas as lojas, com informações sobre infraestrutura, equipamentos, medições, entre outros.

“Ganhamos agilidade no pagamento de despesas e integração com diversos setores, além de controle do fluxo de caixa”, afirma Szlejf. “Antes da implementação, todos os processos eram executados manualmente, por diversos sistemas e diferentes áreas, como Contábil, Fiscal, Contas a Pagar, etc. Isso gerava deficiências na gestão dos aluguéis e contas e o final do mês era momento de desgaste dos funcionários”, complementa.

Hoje, segundo o gerente, isso não ocorre mais.

Além disso, agora não é mais necessário ter em mãos os documentos originais dos contratos para realizar negociações, já que o SAP RE permite que documentos (PDF, DOC, XLS) sejam anexados aos cadastros (separados por imóveis), tornando-os disponíveis para quem precisar.

“A ferramenta ainda incluiu sistema de alertas por tarefas e datas importantes – como as de ações renovatórias, permitindo antecipar as negociações”, afirma Szlejf.  “Temos certeza: todos os impostos e pagamentos são recolhidos nas datas certas”, comemora.