A Elipse Software, de Porto Alegre, implementou o Elipse E3, sua solução de supervisão e controle, no Condomínio Institucional do Sistema Fiergs.

A ferramenta será utilizada para gestão dos sistemas de climatização e iluminação das salas, banheiros, teatro e demais espaços que integram os 67.248 metros quadrados da área construída da federação gaúcha.

Com o E3, que foi implantado em parceria com a Brasamic Eletrônica e Automação, os operadores podem gerenciar a iluminação dos ambientes do Condomínio Fiergs a partir da tela inicial do sistema, bastando clicar sobre o bloco, pavimento, andar ou setor a ser monitorado.

A iluminação da área externa do condomínio também pode ser controlada pelo software. Além disso, a ferramenta possibilita visualizar quais os horários estipulados para ligar e desligar as lâmpadas, em cada dia da semana, de acordo com a agenda da Fiergs.  

O mesmo controle vale para os fan-coil’s, equipamentos responsáveis por resfriar o ar a ser liberado pelo sistema de ar-condicionado da entidade, além de permitir o controle dos horários de funcionamento segundo a agenda e a manutenção de falhas.

Os compressores, equipamentos  responsáveis pela fabricação e envio de água gelada ou quente aos fan coil’s para que, através dela, estes possam gelar ou aquecer o ar ambiente, também são monitorados pelo software da Elipse.

Além disso, o E3 monitora o funcionamento dos exaustores instalados nos sanitários da Fiergs e as caixas d’água do condomínio,

Assim como nos prédios da sede do Sistema Fiergs, o Centro de Exposições da entidade também vai gerir seus sistemas de iluminação e climatização com o software.  

Por fim, a solução também irá controlar toda a parte relacionada à medição de energia elétrica, com a possibilidade de monitorar a energia consumida em cada uma das salas, setores e demais espaços do centro de eventos.