Crescimento no faturamento, nos lucros, na equipe, na carteira de clientes e na rede de parceiros.

Não são poucos os motivos da caxiense NL Informática para comemorar sua entrada na era “balzachiana”: a companhia acaba de completar 30 anos de mercado com 80 clientes, entre os redes do porte de Puras, Lojas Marisa e Grazziotin, crescimento de 22% no ano passado e projeção de 23% para este ano no faturamento.

Já o lucro líquido tem se mantido estável na faixa de 9,5%/ano, entre 2004 e 2009, com incremento para 11,3% em 2010 e previsão de chegar a 15% de alta este ano.

A equipe da companhia também cresceu, passando de 61 para 98 pessoas nos últimos sete anos.

E as projeções de crescimento também passam pela carteira de parceiros.

“Hoje, nossa atuação é direta, com um distribuidor para o interior do Rio Grande do Sul, mas estamos trabalhando para o fortalecimento do programa de canais a partir do próximo ano”, afirma a diretora Comercial e de Marketing da NL, Grasiela Tesser.

Para celebrar os resultados e o aniversário, a empresa realiza na sexta-feira, 28, um evento para clientes de todo o país em sua sede, em Caxias do Sul.

No encontro, a companhia também vai apresentar as novidades de seu portfólio, no qual o ERP NLGestão é o carro-chefe de vendas, com cerca de 40% dos negócios, seguido pelo NLGV (Gestão de Venda), com fatia de 20%.

A lista de produtos inclui, ainda, o NL Postos e o NL Restaurantes.

Conforme Grasiela, novidades do portfólio devem ser esperadas na área de migração para a web, uma das principais tendências acompanhadas por profissionais da NL em participações em eventos como Autocom.

Alem disso, a área de RFID também tem atraído as atenções da organização, que há pouco abrii uma loja modelo deste tipo de tecnologia.

O espaço, localizado na matriz da companhia, incrementa a estratégia da NL de focar as soluções de identificação por radiofrequência para o segmento de varejo.

A empresa gaúcha investe em RFID com aporte de R$ 500 mil recebido da Finep no ano passado e, na loja conceito, demonstra as possibilidades de uso deste tipo de ferramenta, que permite a identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados de tags remotamente por meio de dispositivos chamados transponder ou coletor.

Ao entrar no showroom, o cliente já inicia o processo de consumo: retira a cesta, escolhe os produtos e passa pela pré-venda com a antena que realiza a leitura das tags dos produtos de forma instantânea.

Em seguida, é só passar no caixa para realizar o pagamento da compra.

“Também é possível conhecer na loja o NLGV, que inclui o check-out, retaguarda e pré-venda”, explica Grasiela.

Especializada em software de gestão de negócios e sistemas integrados, a NL atende a clientes dos segmentos industrial, de serviços, comércio e varejo nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país.

Além dos nomes já citados, compõem a carteira da companhia também empresas como Lojas Esplanada, Top Internacional, Grupo Prato Feito, Nutrinor e Vidroforte, entre outros.