A Linx acaba de receber investimento da General Atlantic (GA), empresa de growth equity que nos últimos quatro anos investiu cerca de US$ 1 bilhão na América Latina, incluindo aportes de participação no MercadoLivre, BM&F Bovespa e Peixe Urbano.
O diretor presidente da Linx, Alberto Menache, não informa o valor do investimento, mas afirma que será destinado à expansão geográfica da empresa, especializada em software para varejo.
Além disso, o dinheiro também irá para a ampliação das ações de pesquisa e desenvolvimento da Linx, que projeta faturar R$ 200 milhões neste ano, uma alta de 38% frente aos resultados de 2010.
“A GA foi escolhida quando resolvemos buscar capital adicional para financiar nossa estratégia de crescimento orgânico e inorgânico”, explica o executivo. “Teremos na GA um parceiro estratégico na busca e identificação de novas tecnologias em escala global”, completa Nercio Fernandes, fundador e VP de P&D da Linx.
Conforme Menache, a nova parceria faz parte da estratégia de crescimento que a Linx já vem mantendo nos últimos anos, e que contou com outras ações, como as aquisições realizadas desde 2008.
Naquele ano, a empresa comprou a Quadrant. Depois disso, com aporte de recursos da BndesPar (braço de investimentos do Bndes), adquiriu a CSI, provedora de software de PDV para o varejo.
As próximas compras, ainda com aporte do Bndes, foram as da Inter Commerce, fornecedora software voltada aos ramos de material de construção e eletroeletrônicos; e da Formata, que oferece soluções par pequenas empresas.
Em dezembro de 2010, a Linx anunciou a aquisição da Dia System e CNP Engenharia de Sistemas, ambas fornecedoras de DMS (Dealer Management System), sistema de gestão de concessionárias de veículos.