Os canais da VMware no Brasil têm até 31 de julho para se capacitarem e certificarem na nova estratégia de negócios da empresa: cloud computing do data center ao desktop.

A companhia possui 450 parceiros no país. Disso, a expectativa é que cerca de 80 a 100 acompanhem as novas regras, o que exigirá certificação de acordo com as categorias ocupadas pelas revendas - Professional (hoje com 200 canais), Enterprise (80) e Premier (11), além dos parceiros de nível básico, apenas registrados como revenda.

Conforme declarou ao Reseller Web o diretor de canais, alianças e OEM da fabricante no Brasil, Marco Fontenelle, a tecnologia de virtualização ainda não deslanchou no país por uma questão de mercado, mas os clientes já estão mais abertos.

Por isso, o foco da VMware em aproveitar um mercado em franca expansão. O diretor não menciona atuais clientes da plataforma de cloud da fabricante, mas revela que a virtualização de desktops representa, hoje, de 20% a 30% dos resultados da empresa no Brasil.

E a estratégia de capacitar os canais por competências, garantindo-lhes uma infraestrutura completa de virtualização, é a parte principal do esforço para aproveitar este filão, informa o Reseller Web.

Dentro disso, o programa para canais oferece três àreas de treinamento: virtualização de desktops, continuidade de negócios e gerenciamento de ambiente virtualizado.

E além de capacitar a atual base de parceiros, a VMware também pretende aumentar o número de canais – hoje, são cerca de 60 revendas ativas no país, mas a meta é dobrar esse número em 2010.