A Interage, empresa gaúcha desenvolvedora de soluções para segurança da informação, lança o novo Trevio, serviço web para monitoramento e controle de redes sociais e internet.
 
A nova versão possibilita ao usuário corporativo e doméstico monitorar todas as atividades em redes como Facebook, Orkut e Twitter, além de comunicadores instantâneos, vídeos no Youtube, acesso à internet, pesquisa em buscadores como Google, Bing e Yahoo, entre outros recursos.
 
“Toda a monitoração pode ser feita utilizando somente um browser conectado à internet. Isso se deve ao fato de o Trevio ser um serviço totalmente em cloud computing”, afirma o diretor de Pesquisa e Inovação da Interage, Alexandre Stumpf.
 
Já o diretor executivo da companhia, Ricardo Roese, explica que a solução supre a necessidade de empresas que precisam de uma ferramenta para criação de políticas de utilização da internet, evitando, por exemplo, o vazamento de dados confidenciais por meio das redes e comunicadores instantâneos.
 
Além disso, no ambiente doméstico o Trevio permite aos pais saber com quem seus filhos conversam na rede.

 
“Frequentemente a mídia noticia histórias envolvendo crianças que desapareceram após marcarem encontros pelas redes sociais e os pais aparecem sempre preocupados, sem saber o que fazer para prevenir situações como essa”, comenta Roese.
 
O executivo, que é pai de duas meninas fala com conhecimento de causa.
 
"O Trevio é uma ferramenta que torna a vida digital dos filhos mais segura. Com ele, é possível proteger os filhos de pessoas mal intencionadas que circulam a internet com identidades falsas”, destaca o diretor.
 
Nas redes sociais, o novo Trevio permite monitorar mensagens postadas, perfis visualizados, buscas executadas e amizades confirmadas, entre outras funcionalidades.
 
No Facebook, são mais de 45 recursos monitorados. Já no Orkut, o número chega a 67, ficando em 23 no Twitter e 30 no Youtube.
 
Já a monitoração de web messengers controla mensagens recebidas e enviadas, enquanto o monitoramento de sites de buscas atua no bloqueio de conteúdos inapropriados nos resultados de pesquisas feitas em portais diversos.
 
A funcionalidade para controle de sites define as páginas que os usuários podem ou não acessar, enquanto o controle de aplicativos em uso no PC permite visualizar e bloquear, remotamente, a utilização da internet para processos específicos dos usuários do Trevio.
 
A ferramenta conta, ainda, com controle de horário para os usuários utilizarem a web, bloqueio de downloads e anúncios, controle e monitoração de IMs via aplicativos, além de captura de telas de PC para visualizar, remotamente, o que os usuários estão conectando, entre outros recursos.
 
A Interage disponibilizou uma versão de teste do novo Trevio, para uso demonstrativo por 15 dias, para download gratuito, pelo site abaixo.
 
"Oferecemos também o Trevio Free Edition, que permite ao usuário utilizar, gratuitamente e por tempo indeterminado, os recursos de busca segura, controle de sites/horários e bloqueio de downloads e anúncios”, finaliza Stumpf.