A Procergs terá um laboratório para desenvolver soluções em software livre para administração pública.

A revelação foi feita pelo governador Tarso Genro, na segunda edição do Governador Responde, um vídeo no qual Genro responde em seu blog a questionamento de internautas.

“Não podemos estar atados a pacotes fechados, eles amarram a administração a uma dependência que não queremos ter”, afirma Genro no vídeo, postado nesta segunda-feira, 18.

O Governador Responde escolhe a cada mês duas perguntas de internautas, uma por votação aberta e outra por decisão da equipe de Genro. A pergunta sobre software livre foi a escolhida.

Na gravação, Genro destaca ainda os esforços do governo por adotar padrões abertos de arquivos, atualmente em curso na Secretaria da Segurança.

No Fórum de Software Livre, a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação assinou um convênio com a Canonical para migrar os sistemas operacionais dos computadores da pasta do Windows para o Ubuntu.

“As grandes conquistas científicas e tecnológicas não devem estar atadas ao principio da lucratividade”, analisa Tarso no vídeo, que pode ser assistido pelo link relacionado abaixo.