Valeu a pena o investimento de R$ 770 mil da Vonpar em seu projeto de SPED.

O trabalho, realizado em três meses para a área contábil e em oito para a fiscal, com solução da paulista Mastersaf implantada pela gaúcha MSDevelop, já economizou R$ 500 mil só com a extinção de formulários impressos na quarta maior fabricante do sistema Coca Cola no Brasil.

Além disso, a empresa que de janeiro a outubro de 2009 entregou 130 arquivos de SPED fiscal e no ano passado cumpriu no prazo a entrega dos 12 arquivos do SPED contábil, comemora a comodidade de não precisar mais disponibilizar espaço, tempo e pessoal para o armazenamento dos tradicionais livros contábeis.

“A implantação da escrituração fiscal e contábil digital nos trouxe mais agilidade e reduziu erros e retrabalho”, ressalta Leandro Martinelli, gerente técnico do Projeto SPED da Vonpar. “E o fator crítico para o sucesso do projeto foi o envolvimento não só da TI, mas da diretoria da empresa e da gerência de Controladoria, o que foi fundamental para assegurar apoio nas áreas financeira, fiscal, contábil e tributária”, acrescenta.  

A implementação exigiu da Vonpar a compra de novos servidores, processadores e desktops. E o conselho do gerente de projeto é: não economize!

“A criação de links de comunicação, por exemplo, é de extrema importância. Não economize nisso, para não sofrer na geração dos arquivos, nem em qualquer outra área do projeto”, afirma.

Martinelli, que falou durante um evento realizado nesta quarta-feira, 18, pela MSDevelop em Porto Alegre, também revela a importância de uma equipe dedicada. Segundo ele, não adianta envolver no projeto seus melhores técnicos se eles também tiverem de cuidar de qualquer outro trabalho.

Agora, os planos da Vonpar, que hoje responde por 10% das vendas do sistema Coca Cola no Brasil, liderando o segmento de refrigerantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com 59,5% de market share, são de fazer, em 2010, roll out da solução de SPED Contábil para outras empresas do grupo.