A Inteltex, de Novo Hamburgo, lança o Sistema de Orientação para Estacionamentos, conjunto de equipamentos e soluções que fornece monitoramento de vagas em tempo real, reduzindo o tempo de localização de espaços disponíveis para estacionar.

Conforme a fabricante gaúcha, a solução traz ganho de tempo não só para o usuário, que estaciona mais rapidamente, mas também para os operadores de estacionamento, por permitir maior ocupação das vagas e reduzir a necessidade de fiscais. Além disso, traz benefícios ambientais pela redução da emissão de gases dos escapamentos dos veículos.

O novo sistema pode ser aplicado a estacionamentos no interior de edifícios corporativos, residenciais, hotéis, estações de trem, ônibus, aeroportos, shoppings center, universidades, ambientes públicos, entre outros.

A solução funciona através de sensores ultra-sônicos que detectam todas as posições do estacionamento, que, através de rede RS485, transmite os dados para o sistema central de processamento.

Depois de receber todas as informações, a central de processamento as salva e trata no banco de dados e software de gestão, exibindo os dados, depois disso, para indicar ou orientar os condutores da direção e disponibilidade das vagas através de placas de LED.

O sistema já está disponível no mercado e será exposto durante a Expo Estádio 2010, feira voltada ao desing, construção, engenharia, mobiliário, gerenciamento e operação de estádios e locais esportivos, com foco na Copa do Mundo de 2014 e jogos Olímpicos de 2016.

O evento ocorre no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, de 06 a 08 de outubro.