Alexandre Barbosa

A norte-americana Avnet iniciou atuação direta em Porto Alegre.

A companhia, que chegou ao Brasil na metade do ano passado por meio da aquisição da Bell Micro e da Tallard, projeta obter na região Sul cerca de 15% a 20% de seu faturamento nacional já no primeiro ano de atuação do escritório gaúcho.

Até agora, a distribuidora de soluções de fabricantes como IBM, Oracle e Apple atendia à região via sede, em São Paulo, ou por canais.

“Hoje, temos aproximadamente 500 canais no país. No Sul, são mais ou menos uns 15 parceiros”, conta Alexandre Barbosa, VP e gerente-geral para o Brasil da Avnet. “Com a atuação local, vamos nos aproximar do parceiro, do cliente final, e focar não só os mercados das capitais, mas também a Serra Gaúcha e interior de Santa Catarina e Paraná”, acrescenta.

Conforme o VP, a estratégia para crescer no Sul é expandir parcerias como a formada com a IBM.

“Esperamos nos transformar em um trusted advisor, uma espécie de conselheiro para os canais gaúchos de forma a apoiá-los em iniciativas de geração de demanda, elaboração de planos de negócios, projetos de marketing e capacitação”, destaca ele.

Na estratégia baseada na Big Blue, um dos impulsos na região deverá ser a parceria da empresa com a ViaFlow, canal Premier IBM e Avnet com escritórios em Porto Alegre, Campinas e Ribeirão Preto que, em 2010, viu as vendas de novas licenças IBM crescerem 114,83% sobre o ano anterior.

“Foi um desempenho surpreendente, da maior importância para nós”, ressalta Barbosa.

No Brasil, onde no primeiro ano de atuação a Avnet cresceu mais de 55%, somando as operações de Tallard e Bell Micro, a companhia mantém escritórios próprios também em Manaus, São Paulo, além de um funcionário em home office no Rio de Janeiro.

Este ano, a meta é ampliar o faturamento no país em pelo menos 30%.

Para isso, novas expansões regionais estão previstas.

“Nossa próxima inauguração deve ocorrer no Nordeste, provavelmente Recife”, ressalta Barbosa.

A Avnet Technology Solutions é integrante do Grupo Avnet e atende a clientes de mais de 70 países, tendo fechado o exercício fiscal de 2010 com receita de US$ 8,19 bilhões.

Já o Grupo Avnet conta com uma carteira de mais de 100 mil clientes. A receita da corporação no último exercício fiscal foi de US$ 19,16 bilhões.