Pesquisa realizada pela Blaze Software indica que o Android, do Google, é 52% mais rápido no carregamento de páginas que o iOS, da Apple.

A velocidade dos navegadores dos sistemas foi testada com os 1 mil sites listados pela Fortune, resultando num total de 45 mil testes, realizados pela empresa de forma independente, sem pedido de um fabricante específico.

Segundo o relatório, o Android levou a melhor em 84% dos testes realizados.

Na média emblemática, o Android 2.3 rodando num aparelho Nexus S, da HTC, abria as páginas em 2,14 segundos, enquanto que o iOS 4.3 no iPhone 4 levava 3,25 segundos.

O Android, diz o relatório, não só se mostrou mais rápido no carregamento das páginas da internet mas também oferecia uma experiência de navegação mais ágil ao usuário.

Em adição aos 1 mil sites testados, outros 175 foram customizados para acesso móvel.

Com os sites “sob medida” para smartphones, o desempenho da plataforma Apple subiu 39%, contra 8% do Android. Ainda assim, aponta a Blaze, o sistema Google se manteve mais rápido ao abrir as páginas.

A maioria dos testes conduzidos pela Blaze usaram conexão Wi-Fi com roteador de alta velocidade e um serviço DLS banda larga. Alguns testes foram feitos com 3G, a 6Mbps.

Os navegadores usados foram os já embarcados nos aparelhos.