O planejamento orçamentário estratégico do Grupo Pão de Açúcar para 2010 foi elaborado com o SAP BPC (Business Planning and Consolidation). A solução teve quatro meses de implantação, entrando em produção em setembro do ano passado.

“Antes da adoção do BPC, a empresa trabalhava com regras variáveis, um número infindável de planilhas, com diferentes versões. Agora, conseguimos planejar as ações estratégicas da companhia e ter plena certeza de que todos vão seguir adequadamente as diretrizes estabelecidas”, diz Paulo Salomão Filho, coordenador de sistemas da empresa.

De acordo com Salomão, também estão entre os benefícios a possibilidade de otimizar análises de causa e efeito, com simulações de cenários com índices econômicos e financeiros, o que deve agilizar a tomada de decisão na empresa.

O Pão de Açúcar tem hoje - ainda sem a incorporação das Casas Bahia – com mais de 1.050 lojas, com área de vendas de 1,3 mil metros quadrados e 85 mil colaboradores.

Expansão
Ao planejamento orçamentário de despesas e investimentos, que entrou em operação em outubro do ano passado, o Grupo Pão de Açúcar pretende adicionar outras implantações em parceria com a SAP, com foco na área de Recursos Humanos, gestão de call centers e gestão de portfólio.

A empresa também está estruturando com soluções SAP uma grande Central de Compras de seus ativos (mercadorias e serviços).