A Siemens IT Solutions and Services, fornecedora de serviços e soluções de TI para empresas de médio e grande porte do Brasil e outros 44 países, alcançou taxa de 99% de sucesso nos backups, além de um ano com disponibilidade de 100% em seu ERP SAP, com o uso das soluções de proteção de dados e gerenciamento de armazenamento Symantec e NetStor.

“Os aplicativos são usados para administrar, de forma mais eficiente, o crescimento anual de 20% dos dados e melhorar a disponibilidade dos sistemas da empresa”, explica Gilberto Biasoto, gerente operacional de TI da Siemens IT. "Nossa estratégia de gestão operacional baseia-se em padronizar e centralizar. Essa abordagem resulta em menos interrupções e incidentes, além de permitir aproveitar a qualidade dos data centers como uma vantagem nos negócios", acrescenta.

A base de dados da Siemens IT está, hoje, em 150 terabytes, e a cada dia a companhia faz o backup que incrementa 15 terabytes.

O SAP ERP dos clientes gerenciados pela empresa é o maior gerador de novos dados, seguido pelos dados de clientes e caixas de correio do Microsoft Exchange.

De acordo com Biasoto, não é prático verificar os resultados em campo com um volume de backup tão grande. “Os backups precisam ser muito confiáveis, pois não há disponibilidade de testar 100% dos dados armazenados em fita", afirma ele.

A Siemens IT iniciou o planejamento da centralização dos procedimentos de backup em 2002, quando padronizou seu sistema com o Veritas NetBackupT, da Symantec, e centralizou as operações de backup em seu data center principal, em São Paulo.

Com isso, a companhia passou a usar a ferramenta para salvar os dados de aplicação SAP e os bancos de dados Oracle a partir de um único console.

“O Veritas NetBackup permitiu redução de 20% no contingente de pessoal que era alocado exclusivamente a tarefas de backup e recuperação”, destaca Biasoto.

Já no data center de São Paulo, os agentes do NetBackup para Oracle e NetBackup para SAP permitem que a Siemens IT faça backups de seus bancos de dados e informações de aplicativos sem interrupções e sem colocar sistemas cruciais off-line.

“O Veritas NetBackup praticamente eliminou as falhas de backup. A taxa de sucesso nos arquivos da companhia agora é superior a 99% e a Siemens IT não enfrenta problemas para recuperar dados fundamentais quando necessário”, finaliza o gerente de TI.

Estrutura atual
Para proteger os servidores do data center da Siemens IT, em São Paulo, bem como servidores de dados e arquivos do Microsoft SQL Server em 50 escritórios remotos em todo o Brasil, a companhia usa o Symantec Backup ExecT para Windows Servers desde 2002, incluindo os agentes do Backup Exec para Microsoft Exchange e Backup Exec para Microsoft SQL Server para executar backups sem interrupções.

Já para gerenciar o sistema heterogêneo de armazenamento, o escolhido foi o Veritas Storage FoundationT HÁ, da Symantec, executado no sistema operacional Solaris.

A empresa usa dispositivos de armazenamento da NetApp, Hitachi, EMC e Dell e queria uma solução integrada para gerenciar esses sistemas diferentes a partir de um único console, além de aumentar a utilização do armazenamento e diminuir os custos.

"Com o Veritas Storage Foundation, não há mais a necessidade de períodos planejados de inatividade ao realizar alterações no ambiente de armazenamento. Este é um benefício importante porque a Siemens IT precisa de armazenamento com alta disponibilidade", complementa Biasoto.

Para fazer cópias de um ponto no tempo dos bancos de dados ou servidores, reduzindo o impacto que os backups podem ter na carga de trabalho da produção, a Siemens IT usa a função FlashSnap do Veritas, que permite que imagens regulares dos dados do SAP sejam tiradas sem afetar o desempenho.

O Veritas Storage Foundation HA também inclui o VeritasT Cluster Server, que diminui a inatividade do aplicativo ao automatizar a tolerância a falhas e ao permitir que os administradores monitorem e gerenciem múltiplos clusters.

Novas aplicações
A Siemens IT Brasil atualmente avalia o Veritas NetBackup para VMware, com a finalidade de executar backups off-host das suas máquinas virtuais.

A solução aproveita a tecnologia VMware Consolidated Backup para transferir a carga do processamento do backup do servidor VMware ESX a um proxy de backup separado.

Como resultado, os backups são mais rápidos e há um impacto menor sobre as outras máquinas virtuais quando eles estão sendo feitos em uma delas.

Ainda segundo Biasoto, para aumentar a eficiência e reduzir os custos com fitas, a Siemens IT considera usar o Veritas NetBackup PureDiskT para proteger dados nos escritórios remotos, sem depender de um aplicativo local de backup ou mídia de fita.

A iniciativa para a padronização dos data centers da Siemens IT será mantida pelos próximos meses e anos, garante o executivo.

“A empresa busca um ambiente único e centralizado para proteção de dados e alta disponibilidade. As soluções da Symantec permitem um avanço considerável na busca por este objetivo”, finaliza Biasoto.

A Siemens IT Solutions and Services atende a mais de 800 clientes em todo o mundo. O portfólio inclui consultoria, integração de sistemas, gerenciamento de infraestruturas e aplicações de TI, entre outras soluções e serviços.

O faturamento anual da companhia gira em torno de € 5 bilhões. Já a equipe soma mais de 35 mil colaboradores.