Pelo terceiro ano consecutivo, as marcas do portfólio Totvs perderam 1% de participação no mercado nacional de ERP para empresas de médio e grande porte.

Ainda assim, a Totvs segue com a maior fatia de mercado: 38%. Em segundo lugar está a SAP. Única a aumentar sua participação no mercado, companhia ganhou 2 pontos percentuais, ficando em 25%.

Os dados fazem parte da 21ª Pesquisa Anual sobre a Administração de Recursos de Informática, divulgada nesta quinta-feira, 15.

O estudo aponta ainda o terceiro lugar para a Oracle (17%, queda de 1 p.p). Os demais 20% são divididos entre Infor (Baan, SSA), com 6%, e Outros (QAD, Senior, StarSoft),em 14% das organizações do país.

“Muitas grandes empresas brasileiras começam a demandar software que atendam necessidades de negócios internacionais”, comentou ao site Convergência Digital o o professor da FGV-EAESP, Fernando Meirelles, responsável pela pesquisa.

Além disso, o professor acredita que a iniciativa bem-sucedida da SAP de atuar junto ao mercado de empresas um pouco menores também contribuiu para o avanço.

A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP-CIA) e teve 2.100 respostas válidas, dentro de mais de 5.000 empresas brasileiras de médio e grande portes.