A Imagem, especializada em soluções de inteligência geográfica, foi contratada pela AES Eletropaulo para integrar o geosistema responsável por gerir a rede de distribuição de energia da companhia a seu sistema de gestão empresarial SAP.

A iniciativa, que faz parte de um projeto voltado à melhoria da gestão de ativos da empresa, tem prazo de duração previsto até outubro de 2010. A Imagem mapeará todos os equipamentos elétricos instalados na rede e integrará o ambiente GIS com o módulo contábil do ERP.

“A rastreabilidade dos ativos e a precisão das informações são essenciais para a criação dos relatórios operacionais e contábeis exigidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nos processos regulatórios e de previsão tarifária”, afirma Marcos José Ribeiro, diretor de operações da Imagem.

O executivo explica que, com as novas regras da agência – aprovadas em julho do ano passado –, as empresas precisam comprovar os investimentos feitos na rede para conseguir autorização para aumentar a taxa de luz.

“A integração entre GIS e SAP agilizará o levantamento da documentação para a Aneel, pois os relatórios estão pré-configurados conforme as especificações exigidas”, detalha ele.

Ribeiro ainda destaca a automatização do processo-chave como outro benefício.

“A AES Eletropaulo será capaz de monitorar toda a distribuição de energia, além das intervenções feitas na rede, e traduzir este controle em informação contábil, facilitando a gestão dos ativos pelo sistema de gestão”, garante.

Cliente da Imagem desde 2002, a distribuidora de energia já usa soluções de geoprocessamento para padronizar os projetos de expansão e manutenção da rede de distribuição.

“Após finalizar a fase de integração com o ERP, a AES Eletropaulo será capaz de diminuir o tempo médio de realização dos projetos por meio do cruzamento das informações de histórico de manutenção”, finaliza Ribeiro.

Energia que dá prêmios
Outro projeto da Imagem para a AES – mas este para a AES Sul – rendeu à empresa especializada em GIS o Prêmio Impact Awards 2010, oferecido pela Associação de Usuários SAP Brasil (ASUG).

Foi a segunda vez que a empresa conquistou a premiação, que contempla anualmente os melhores cases na utilização de soluções de negócios com base no ERP SAP. A primeira premiação também foi por projeto na distribuidora gaúcha de energia elétrica.

O assunto foi matéria no Baguete, que pode ser conferida pelo link abaixo.