A SAP lança no Brasil o conceito de Service-to-Cash (S2C) para o setor financeiro.

Trata-se de uma nova solução orientada para que empresas do segmento possam gerenciar a precificação de produtos e serviços com base em recursos de análise de múltiplas características de clientes.

Com a ferramenta, é possível também promover análise para definição da criação de novos pacotes de serviços.

"A chave é oferecer pacotes de serviços aos clientes com base na experiência que  tiveram anteriormente", diz Guilherme Bujes, diretor de Vendas da SAP para o setor financeiro no Brasil.

Segundo ele, com a solução S2C da SAP os bancos podem estabelecer critérios únicos para cada um de seus clientes.

“Assim, por exemplo, uma pessoa que tenha uma conta corrente com determinado saldo médio, poderá obter taxas de juros menores em seu cartão de crédito e, ainda, de acordo com a maneira como o cartão é utilizado, receber benefícios adicionais”, destaca o executivo.

Outro exemplo é o faturamento consolidado, que conforme Bujes é uma dificuldade para diversas instituições, especialmente na hora de incluir todos os serviços prestados a um único cliente em uma fatura unificada.

A nova plataforma da SAP confere suporte a diversas linhas de negócios, permitindo integrar todas as estruturas de cálculos de taxas e honorários de serviços.

A solução é independente e pode ser utilizada tanto por instituições que possuem outras aplicações SAP quanto por aquelas que não são atuais clientes da desenvolvedora alemã de software.

O novo SAP para S2C consiste em três módulos.

O primeiro, um motor de cálculo em tempo real baseado em tecnologia de árvore de decisão que permite definir de maneira flexível os esquemas de preços, com base na relação de produtos e serviços e cálculo de benefícios e/ou descontos em tempo real.

O segundo módulo foca o faturamento de clientes, com suporte para altos volumes.

Um terceiro módulo, de crédito e cobrança, em que as contas a receber e a pagar podem ser controladas e gerenciadas de forma centralizada, completa a ferramenta.