Ademar Alves, diretor Comercial da PC Sistemas

Em três dias de abertura da filial em Porto Alegre, a PC Sistemas já fechou três novos contratos no Rio Grande do Sul – ou 10% da meta da companhia para ampliação da carteira no Sul, onde hoje atende a mais de 50 distribuidores e atacadistas.  

A empresa, que tem matriz de fundação em Belo Horizonte e sede operacional em Goiânia, inaugurou a unidade gaúcha na segunda-feira, 13, com seis colaboradores, no Tecnopuc.

É a segunda na região – ano passado, outra filial foi aberta em Joinville.

“Hoje, Santa Catarina tem a maior fatia de nossa carteira de clientes no Sul, talvez devido a termos presença local há mais tempo”, afirma

Ademar Alves, diretor Comercial da PC. “Com a localização também no Rio Grande do Sul, já notamos o aumento da demanda. Pretendemos suprir um gargalo da área de atacado e distribuição, especialmente em soluções para logística”, acrescenta.

A carência, segundo Alves, se dá em tecnologias como WMS e RFID para funções de controle de estoque e expedição, entre outras.

Áreas em que a companhia é autoridade: segundo dados da Associação Brasileira de Atacado e Distribuição (Abad), hoje 44% dos 50 maiores players destes segmentos no país são clientes da PC.  

“Atendemos a mais de três mil clientes, o que passa dos 29 mil usuários”, ressalta Alves. “Só no Sul, são clientes nossos redes como Himalaia Distribuidora, Cervo Sul, Podal, Freitas Atacado, Atacado Joinville e Bento Sul”, complementa.

A nova unidade de Porto Alegre, que oferece não só serviços comerciais e de implantação, mas também treinamentos, é uma das apostas da companhia para crescer acima de 35% em 2011, alcançando faturamento na casa dos R$ 42 milhões.

Outra parte da estratégia é ampliar os contratos não só na área de atacado e distribuição, mas também entre as empresas de autosserviço, entre as quais a PC também tem expertise.

“Hoje, 40% das companhias de autosserviço, também listadas pela Abad, são nossos clientes”, ressalta o diretor Comercial.

Carro-chefe
A estrela do portfólio da PC Sistemas é o WinThor Distribuidor, ferramenta que realiza a integração de qualquer ERP com soluções de controle e gestão para distribuição.

“O sistema facilita o controle dos processos de negócios das empresas do setor atacadista-distribuidor, desde a compra de mercadorias até as operações ficais”, afirma Alves. “Nossas soluções garantem que procedimentos administrativos, financeiros, comerciais e logísticos sejam interligados, garantindo eficiência de todas as operações”, finaliza.

Onde mais?
Além de Goiânia, Belo Horizonte, Joinville e Porto Alegre, a PC Sistemas também possui filiais em Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

E uma nova filial está em vias de abertura: no segundo semestre, as portas da companhia se abrem também em Manaus.

Ao todo, a PC emprega aproximadamente 420 colaboradores diretos.

Além de atender ao país, a companhia já exportou também para o México, Angola e Portugal.