Tamanho da fonte: -A+A

Tomás Augusto Müller, colaborador do setor de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul, acaba de ganhar um prêmio mundial da  Neo Technology, empresa americana desenvolvedora de um bancos de dados não relacional open source.

O jovem de 25 anos desenvolveu o NeoQuotes, um sistema que permite ao usuário conferir cotações de ações na bolsa soletrando as letras que formam o símbolo do papel desejado. O aplicativo roda no banco de dados Neo4j  da Neo e está hospedado na nuvem da Heruko.

A aplicação text-to-speech, como é conhecida no jargão da área, utiliza a linguagem de marcação VoiceXML, e o serviço gratuito do Voxeo. Os dados são do Yahoo Finance. As consultas – em inglês - podem ser feitas gratuitamente usando Skype.

O concurso foi online, com os participantes se inscrevendo pela Internet e tendo pouco mais de um mês para implementação da aplicação e elaboração da documentação.

“Eu fui o único brasileiro a participar, juntamente com pessoas dos mais variados lugares do mundo - Suécia, Índia, Itália, França, entre outros”, explica Muller, formado em Ciência da Computação, pela Unisc em agosto de 2011.

A Neo é uma empresa nova com sede em San Francisco e Malmo, na Suécia, mas já tem entre seus clientes gigantes como Cisco e Adobe.

“O foco do produto são dados altamente interligados e com semântica através de relacionamentos, viabilizando a execução de consultas realmente complexas e de alto desempenho”, detalha o gaúcho, citando como exemplo os grafos, estruturas de dados usadas para resolução de problemas complexos.

O NeoQuotes está disponível online, assim como seu código fonte. Mais detalhes sobre a parte técnica do aplicativo podem ser conferidos no blog de Tomas Muller.