A Vonpar está criando um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que oferecerá TI para a operação de bebidas e as demais empresas do grupo  na área de alimentos como Mu-Mu, Balas Wallerius e Chocolates Neugebauer.

Além das duas gerências de TI - Desenvolvimento e Aplicativos de TI e Processos de TI – integram a iniciativa em andamento as áreas de Controladoria, Financeiro, Recursos Humanos, Jurídico e Suprimentos.

“A expectativa é reunir todos os processos que podem ser padronizados sob uma mesma administração. Com isso, teremos ganhos de escala e de produtividade em seus processos de apoio, sem prejuízo de qualidade”, explica Rogério Martins, diretor Financeiro da Vonpar Bebidas.

A área será administrada pelo diretor da Vonpar Bebidas, Rodrigo Vontobel. Os profissionais serão realocados conforme a implantação.
 
Martins não revela como a criação do CSC afetará os sistemas de TI do grupo. Com porte muito maior que as demais companhias, a Vonpar roda um ERP da SAP, por exemplo.

“Alguns sistemas de informática serão integrados e outros independentes”, comenta o diretor Financeiro, sem dar maiores detalhes.

Segundo informações publicadas pela imprensa na época da compra da Neugebauer, a divisão de alimentos da Vonpar fecharia 2009 com faturamento de R$ 230 milhões contra R$ 1,7 bilhão registrado em 2008 pela Vonpar.