Acaba de ser lançado no Brasil o EcoSAP Group, projeto voltado à formação de uma comunidade formada por companhias com até 250 usuários de soluções SAP, nos mesmos moldes de como hoje funciona a Asug para empresas maiores.

De acordo com o presidente e fundadior do grupo, Mozart Marin, até o final de 2012 a meta é contar com pelo menos 200 empresas integrantes.

"A inciativa vai contar com reuniões trimestrais. O propósito é criar uma câmara de intercâmbio entre executivos e companhias, discutir e sugerir evolução da solução junto ao fabricante e a formação de novos profissionais no ecossistema SAP”, afirma Marin.

Hoje, o SMB é forte em uso de SAP: do faturamento da companhia no país, 65% vem deste segmento.

Em todo o mundo, a fabricante alemã de ERP conta com cerca de 35 mil empresas clientes, sendo 10 mil usuários no país e 40 mil na América Latina.

Ainda conforme o fundador do EcoSAP Group, a entidade também vai focar a formação, capacitação e reciclagem de profissionais.

Nesta parte, entra em cena uma parceria com a UniÍtalo, de São Paulo, que irá promover cursos preparatórios para a formação de consultores SAP.

A meta é formar 500 profissionais por ano e, para isso, a ideia também é buscar novas parcerias nas regiões Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), Centro-Oeste e Nordeste.

“Outro pilar foi concebido com a finalidade de viabilizar crédito para investimentos em tecnologia de ponta. Para isso, o grupo tem no corpo diretivo especialistas em gestão financeira, que orientarão a abordagem e estudarão parcerias com instituições de crédito de diversas naturezas”, explica Marin.

A entidade também tem um Conselho Executivo, presidido por Marin, que é diretor executivo da Quintec do Brasil e, anteriormente, ocupou cargos técnicos e executivos em empresas como Datasul, Neogrid, Oracle e SAP, WA.

O vice-presidente do grupo é Marco Land, que possui 25 anos na área de TI e hoje atua como consultor voltado a projetos de estratégia de TI e Human Capital.

O EcoSAP Group conta, ainda, com diretores como Helio Azevedo, sócio da SalesTalent (ex-diretor SAP, responsável pelo lançamento do SAP Business One no Brasil), Paulo Sergio Pollo,  CIO da UniItalo, e André Telles, CEO da Ecosan.

A primeira reunião do grupo no Brasil vai ocorrer em São Paulo, no Campus da UniÍtalo, na quinta-feira, 17.

Além das reuniões, a entidade vai manter discussões abertas nas redes sociais, como em sua Fan Page no Facebook, relacionada abaixo, e os perfis no Linkedin (também linkado ao final da matéria) e Twitter (@ECOSAPGroup).

Os interessados em participar também podem entrar em contato pelo e-mail Ecosapgroup@gmail.com.