A Netshoes, grupo composto por 15 lojas virtuais especializadas na área esportiva, acaba de adotar o ERP SAP.

Para implantação do sistema, a companhia - que, segundo dados próprios, é o maior portal online da América Latina em seu setor - contratou a FH Consulting, em um projeto que também inclui um pacote de ferramentas que abrange BI, SPP, BO, HR e o Guepardo - solução fiscal da FH.

TI no foco
A adoção dos sistemas segue a costumeira linha de investimento da Netshoes em TI.

No final do ano passado, por exemplo, a companhia implementou a plataforma ATG para lojas virtuais.

O projeto, que exigiu aporte de cerca de US$ 1 milhão, fez da empresa a primeira do país a receber o sistema da ATG, utilizado, mundialmente, por corporações como Best Buy, DirecTV, Hilton e Microsoft.

A plataforma permite a identificação detalhada de cada consumidor do site, com disponibilização dos itens de interesse para o cliente e para a empresa.

No projeto, a agência digital F.biz foi responsável pela implantação da plataforma, que, com base nos relatórios que fornece, permite à Netshoes realizar ações como promoções focadas no perfil de cada grupo de cliente.

Além do próprio site da marca, o grupo Netshoes compreende as lojas oficiais de Internacional, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo, bem como as e-stores virtuais Fascar, Globo Esporte, Havaianas, Visa, Timberland e Nutrilatina.

O grupo também administra a categoria de "Tênis e Futebol" do portal Americanas.com.

A parceira da vez
Já  a FH, que responde pelo novo projeto da Netshoes na área de TI, tem sede em Curitiba e filial em São Leopoldo, no Tecnosinos.

A empresa atua como parceira SAP também no exterior, contando com escritórios na Espanha e Alemanha.

Os serviços incluem desde a venda de licenças SAP, até a implantação e manutenção dos softwares, além de business consulting, projetos de rollouts e upgrades do SAP ERP, CRM, SCM, PLM e SEM, aplicação da plataforma NetWeaver, enterprise SOA e BPP, entre outros.

Já a carteira de clientes da companhia traz nomes como O Boticário, ALL Logísitca, Amanco, Itaipu Binacional, GetNet, Voges, Meincol, Stihl, Cotrisoja e Stemac.

Com filial em São Leopoldo desde 2009, a FH realizou, no ano passado, cerca de R$ 1 milhão em investimentos na unidade, com foco na área de pessoal.

Até 2012, a meta é empregar 50 colaboradores na operação leopoldense.