A Telium Networks firmou uma parceria com a M3Corp, especializada em serviços de Internet e detentora da exclusividade na venda de soluções da Sophos, norte-americana do setor de segurança de TI, no Brasil no modelo SaaS.

O acordo engloba o desenvolvimento conjunto de uma suíte de segurança, que deve chegar ao mercado ainda este mês, com meta de chegar a cerca de dez mil licenças vendidas até o fim do ano.

“O foco será o mercado de pequenas e médias companhias, que consumam entre 150 e 400 licenças, em média, mas também focaremos o usuário do segmento SOHO”, destaca o gerente de Produtos da Telium, Fabio Ferragi.

Conforme o executivo, atualmente a solução já possui cerca de 500 licenças em uso, em projetos pilotos realizados internamente e em clientes das duas áreas – SMB e SOHO.

O momento também é de treinamento e certificação das equipes de Telium e M3Corp para implantação e suporte à nova solução.

“Este produto terá a marca da Telium, contando com toda a tecnologia do produto da Sophos”, destaca Ferragi. "Os diferenciais frente à concorrência serão o enfoque corporativo, a comercialização no modelo Software as a Service e o preço, altamente competitivo", garante o gerente.

Já Antônio Mocelim, diretor Comercial da M3Corp, aposta na experiência da Sophos para garantir o “plus” da solução.

“A Sophos tem 20 anos de mercado e mais de 100 milhões de máquinas protegidas em 150 países com suas soluções”, afirma o executivo. “Esperamos que, com a força de vendas da Telium, possamos pulverizar a oferta deste produto", projeta.

Telium amplia foco
A nova suíte de segurança é também parte do novo posicionamento da Telium, que pretende focar cada vez mais a área de serviços e outsourcing.

“Esta parte de antivírus é integrante de um planejamento para oferecer ao cliente um pacote completo de serviços: soluções, suporte, gerenciamento e licenciamento de estações de trabalho – este último, um trabalho que já fazemos há cerca de cinco anos, em parceria com a Microsoft, especialmente junto à nossa carteira de hosting, mas para o qual agora pretendemos ampliar o mercado”, afirma Ferragi.

Mais 20%
Segundo ele, o plano irá apoiar a meta de crescimento da Telium para 2010. A companhia, que em 2009 se expandiu 11%, chegando aos R$ 14 milhões, prevê aumentar a receita em torno de 15 a 20% este ano.

Focada em telecomunicação corporativa, incluindo ofertas de VoIP, Internet banda larga, servidores dedicados, envio de dados por vídeo e áudio (streaming) e data center, a Telium baseia sua infra-estrutura em uma rede de fibra ótica submarina que se estende por 13 cidades brasileiras, além de interligar outros países da América Latina e os Estados Unidos.

A companhia mantém data centers em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Santos e Miami (EUA).

Na carteira de clientes, nomes como Rádio Antena 1, FeTrasnpor (Federação das empresas de Transporte de passageiros do Estado do Rio de Janeiro), Diário do Grande ABC, Jovem Pan, Rede Vida e Rede Transamérica, entre outros.

M3Corp
Já a M3Corp, sediada em São Paulo, é o único dos 106 parceiros da Sophos no Brasil autorizados a trabalhar no modelo de aluguel mensal.

Além da tecnologia de antivírus da parceira norte-americana, o portfólio da companhia também conta com serviços de servidor dedicado e virtual, outsorcing e consultoria.

A empresa atende a clientes como M&M Online, Rede Bom Dia, Gboex e RDCD3 Novo Mercado.