Thiago Bortoletti (DBC), Cristiano Duarte (MicroStrategy) e Renato Turk Faria (DBC)

Mobilidade total é a próxima fronteira dos softwares de business intelligence.

Pelo menos, é no que acredita a MicroStrategy, uma das últimas grandes companhias independentes do ramo, que esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, 06, apresentando a versão 9.2 no software.

Algumas das principais novidades do lançamento são focados em mobilidade, como introduzindo relatórios mais ágeis e gatilhos baseados em eventos, além da melhoria em 70% na performance geral do aplicativo.

“Ninguém quer esperar 30 segundos para abrir nada no celular”, avalia Cristiano Duarte, gerente de Canais e mercado SMB da MicroStrategy.

Duarte destaca também a importância da escalabilidade da solução, num panorama em que o BI migra do desktop para o celular, multiplicando muito o número de possíveis usuários.

A companhia já oferece desde 2007 integração com o BlackBerry, usada em algum nível por 535 empresas em todo mundo, mas ainda há muitas possibilidades para a novidade no Brasil.

“Em uma loja de varejo, os vendedores poderiam ver no celular se uma nova distribuição dos produtos resultou em mais vendas”, exemplifica Edgar Serrano, diretor da DBC, canal da MicroStrategy no Rio Grande do Sul que tem entre seus clientes a Renner e Colombo.

Para a versão 9.2, a MicroStrategy mantém a política de entregar até 100 licenças gratuitas do módulo Report Suite e duas da solução completa, sendo que agora as empresas que aderirem a essa política terão a acesso a mais conteúdo na área educacional da empresa. Os usuários que aderiram à oferta na versão 9 tem migração gratuita para a 9.2.

Descontos especiais
Em maio do ano passado, a MicroStrategy surpreendeu com uma política de descontos agressiva no Rio Grande do Sul, oferecendo 85% de abatimento em licenças e manutenção para qualquer empresa gaúcha que comprar até cinco licenças full da versão 9.

Nesta ocasião, não há nenhum anúncio aberto do tipo, ainda que Duarte garanta que a companhia segue disposta a negociar abatimentos, agora analisando caso a caso.