http://www.flickr.com/photos/thewazir/3751829200/sizes/m/in/photostream/

A Vonpar, franqueada da Coca-Cola nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acelerou o acesso a dados e aplicações em 90 vezes ao implementar a otimização de WAN da Riverbed.

O projeto envolveu a implantação dos dispositivos Riverbed Steelhead e, segundo Alexandre Briance Leite, gerente de Infraestrutura de TI da Vonpar, a perspectiva é economizar R$ 600 mil anuais até 2015, já que não será necessário investir nesta área.
 
Com três fábricas de produção e envasamento de bebidas, além de cinco centros de distribuições em ambos os estados, as instalações da Vonpar cobrem uma área de mais de 370 mil quilômetros quadrados.

Leite explica que com o crescimento da área de produção, aumentou a necessidade de os funcionários cruzarem os dados entre as unidades por meio da rede, o que às vezes chegou a 176.1 GB por semana.
 
Com isso, passaram a ocorrer congestionamentos na rede.

“Quando o departamento de marketing baixava imagens de alta resolução, outra atividade da rede se arrastava ou simplesmente parava”, revela o gerente de Infra de TI.
 
O executivo destaca ainda que com a utilização da ferramenta da Riverbed, não foi necessário aumentar a largura de banda da Vonpar.

“Participamos de uma prova de conceito dos dispositivos Riverbed Steelhead. A solução foi testada no link WAN nas unidades Antônio Carlos (SC) e Porto Alegre, nas quais problemas com o sistema ocorriam com mais frequência. Depois de 15 dias, desconectamos os dispositivos e as reclamações dos funcionários foram imediatas”, acrescenta Leandro Cabreira, integrador da TechChannel, responsável pela execução de projetos na Vonpar.

Além disso, Leite ressalta a facilidade de instalação da solução: segundo ele, quando a TI ligou para os escritórios remotos para oferecer suporte de instalação, soube que o pessoal local já havia conectado o produto sem a ajuda de técnicos.

“É realmente só ligar e usar”, comemora o gerente de TI.
 
Com 10 dispositivos Steelhead instalados, a Vonpar observou seu tráfego de rede ir dos anteriores 176,1 Gb por semana para apenas 30,1 Gb – uma diminuição de 83%, o que representa seis vezes mais largura de banda disponível, o suficiente para atender ao atual tráfego de rede e o crescimento da companhia nos próximos anos.

“Estas economias em largura de banda já justificam o investimento que fizemos. O retorno sobre o investimento (ROI) virá dentro de seis meses”, explica Leite.
 
Além disso, o executivo destaca que os dados passando por meio da WAN diminuíram de 38,9 GB para 9,1 GB por mês, uma redução de 76%.
 
Agora, a TI da Vonpar se preparar para investir em novas soluções com foco na mobilidade – eles já têm 30 licenças Steelhead Mobile e querem chegar a 60.

Também está nos planos a compra do Riverbed CMC (Central Management Console) da Riverbed, que gerencia de forma centralizada toda a rede de appliances. Consolidação, virtualização e VoIP também fazem parte das metas de investimento da companhia.

“Vamos utilizar o recurso de termos até cinco máquinas virtuais dentro dos Riverbeds dos sites remotos”, explica Cristiano Luvizon, analista técnico da Vonpar, responsável pelo Projeto Riverbed. “Esta nova ação irá validar ainda mais o investimento realizado, que dificilmente seria possível sem este tipo de tecnologia”, complementa Thiago dos Santos, coordenador de Infraestrutura da distribuidora.