O grupo Dimed Panvel, composto por distribuidora de medicamentos e perfumaria e uma rede de mais de 300 farmácias espalhadas pela região Sul, integrou sua base de mais de 6 TB de dados nas mãos da porto-alegrense Ilegra, em um contrato na modalidade DBA as a Service.

O contrato, fechado há cerca de seis meses, compreende todas as bases corporativas que suportam os negócios do grupo, além da base central usada nas vendas online e nos mais de 300 pontos de venda físicos da rede farmacêutica.

Conforme Carlos Dottori, CIO da Dimed Panvel, a opção por terceirizar a gestão da base de dados se refletiu em ganho de escala e economia.

“Abri mão de ter uma pessoa presencial para ter mais serviço”, destaca Dottori. “O contrato desonerou nosso time, que pode assumir muito mais o papel de acompanhamento e gestão, dedicando-se a questões estratégicas da companhia”, completa.

Além disso, segundo o CIO, um acordo de confidencialidade assinado com a Ilegra garante a segurança das informações armazenadas.

A oferta de DBA as a Service responde, hoje, por cerca de 50% das receitas da Ilegra.

A carteira de clientes nesta modalidade fica em cerca de 38 empresas, a maioria das quais também usa outros serviços e soluções da companhia, cujo portfólio inclui, ainda, desenvolvimento e customização para plataformas web e Netweaver, licenças de Business All in One e da solução para gestão da manutenção de plantas e-PM.

Gerência de banco de dados e aplicações, desenvolvimento e fábrica de teste complementam as ofertas da empresa.

Ao todo, a carteira soma aproximadamente 50 clientes, abrangendo nomes como John Deere, MWM, TNT Mercúrio e Qualicorp, entre outros

Para este ano, a Ilegra projeta um crescimento em torno de 10% sobre o faturamento de 2010, que ficou em torno de R$ 1,3 bilhão.

Sediada em Porto Alegre, a companhia também tem unidades em São Paulo e nos EUA, onde abriu no começo deste ano com meta de se tornar um player de atuação global, o que já vem acontecendo: em 2010, cerca de 30% dos negócios vieram de contratos no exterior.