A Benner Sistemas, unidade de negócios da Globalweb Data Services especializada em software de gestão empresarial, lança a solução Logística Global.

A ferramenta é voltada a médios e grandes players da área de transporte de cargas e exigiu investimento em torno de R$ 9 milhões no desenvolvimento, segundo Severino Benner, CEO da Globalweb.

“É a única solução do mercado a realizar a gestão completa de todos os elos logísticos da cadeia de abastecimento de uma empresa: transportes inter e multimodal, armazenagem, distribuição e serviços”, explica o CEO.
 
Para embasar o projeto, segundo ele, a companhia realizou uma pesquisa sobre a atuação de grandes embarcadores, transportadores e operadores logísticos em oito países.

A empresa também levou em conta uma pesquisa de mercado da AT Kearney, que mostrou que quase 82% das atividades de transportes nas empresas já se encontram terceirizadas.

“A terceirização da movimentação e armazenagem de materiais, que no momento está em 32% e da gestão de processos e sistemas, em 23%, deve crescer muito. É uma tendência irreversível, que levará as transportadoras a ampliarem atuações”, comenta Jean Pitz, gestor de Estratégia de Mercado de Logística da Benner.
 
Para atender a este mercado, o software Logística Global permite gestão de ponta a ponta de diversos players do segmento, seja transportador ou operador, incluindo equipamentos, mão de obra e espaço físico.  

Proporciona ainda, visibilidade das principais operações em andamento: veículos em viagem; coletas; transferências pendentes; entregas e reentregas; cargas e descargas e entregas por destino.
 
As principais informações são visualizadas online, como a situação das cargas e dos pedidos, tracking (status e localização de notas fiscais), além das informações gerenciais sobre todos os aspectos da empresa.
 
A solução também atende a demandas legais e governo eletrônico, como NF-e; CT-e; contrato de frete e pagamento eletrônico; manifesto eletrônico; SPED contábil e fiscal; substituição tributária e regimes especiais (armazéns gerais e alfandegados).

“Além disso, disponibilizamos um portal web para que as empresas acompanhem e consultem em tempo real a posição de despacho e entrega de suas cargas”, afirma Benner.

Ainda segundo ele, a ferramenta contempla todas as funcionalidades das soluções TMS (gerenciamento de transportes), WMS, (gerenciamento de armazém e movimentação interna), CTMS (terminais de contêineres), OMS (logística de distribuição) e manutenção e gerenciamento de frotas.

Módulos de gestão de viagens, tráfego, frete embarcador, ERP, controladoria, materiais e suprimentos, RH com gestão por competências, governança, jurídico, além da ferramenta DSS Benner (BI), complementam a solução.