A Qualcomm Incorporated anunciou nessa quarta-feira, 04, a disponibilidade comercial da sua plataforma de realidade aumentada (AR) para smartphones com o sistema operacional móvel Android.

Desenvolvedores podem baixar a ferramenta da Qualcomm na rede de desenvolvedores online da empresa (acesse o endereço nos links relacionados abaixo).

Entre as possibilidades da ferramenta está a construção de experiências 3D interativas de alta performance com imagens reais, tais como as usadas em mídia impressa (livros, revistas, brochuras, ingressos, placas) e em embalagens de produtos.

Recentemente, por exemplo, a Qualcomm e a Big PlayAR colaboraram com a Dallas Mavericks para introduzir o primeiro aplicativo comercial usando essa plataforma.

O Mavs AR, jogo desenvolvido pela Big PlayAR, permitiu aos fãs que compareceram à final dos jogos do Mavs, no American Airlines Center, apontar seus smartphones para o ingresso - executando o aplicativo Mavs AR - e jogar basquete virtual na palma de suas mãos.

Segundo a empresa, a plataforma suporta diversos ambientes de desenvolvimento.

O SDK da plataforma AR da Qualcomm suporta o desenvolvimento nativo para Android com as ferramentas do sistema, incluindo o Android SDK e NDK. Um aplicativo da Web também foi incluído para criar e gerenciar recursos de imagens para qualquer ambiente de desenvolvimento.

Os aplicativos construídos na plataforma são executados em todos os smartphones com Android 2.1 e versões posteriores.

Porém o melhor desempenho será exibido em telefones que utilizam o chipset Snapdragon da Qualcomm.